• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/01/2012
Últimas Notícias

Nova jornada para professores será de 32 aulas em classe. Entenda o porquê

Jornada com apenas 26 aulas em classe não se adequaria à Lei Nacional do Piso Salarial do Magistério Público A nova jornada de trabalho dos professores da rede estadual, publicada […]

Jornada com apenas 26 aulas em classe não se adequaria à Lei Nacional do Piso Salarial do Magistério Público

A nova jornada de trabalho dos professores da rede estadual, publicada hoje (20) no Diário Oficial do Estado, estabelece que dois terços de sua carga horária total sejam cumpridos em sala de aula e o restante em atividades extraclasse. A mudança foi planejada para adequar a jornada dos docentes à Lei Nacional do Piso Salarial do Magistério Público.

Considerando uma jornada de 40 horas, se apenas 26 aulas fossem cumpridas em classe, a nova jornada não se encaixaria na lei. Isto porque o número de horas cumpridas em sala corresponderia a 54,2% e a quantidade de horas de atividades extraclasse seria equivalente a 46,8%, ou seja, a jornada seria divida quase que pela metade.

Veja a comparação entre a jornada estipulada pela resolução SE 8 e a simulação de como seria com 26 aulas em classe:

Em números absolutos, considerando uma jornada de 40 horas semanais em período diurno, na nova jornada os professores cumprirão o equivalente a 32 aulas em classe e 16 aulas em atividades extraclasse. Esses números representam 66,6% e 33,3% da jornada respectivamente.

Saiba mais: Secretaria da Educação institui jornada de trabalho de dois terços em sala de aula para professores