• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 01/03/2004
Últimas Notícias

Novas parcerias melhoram qualidade do ensino em SP

Microsoft, Cidade Escola Aprendiz e Santander-Banespa investem na capacitação dos professores e alunos com projetos lançados hoje Valorizar professores, manter os alunos em dia com as novas tecnologias e melhorar […]

Microsoft, Cidade Escola Aprendiz e Santander-Banespa investem na capacitação dos professores e alunos com projetos lançados hoje

Valorizar professores, manter os alunos em dia com as novas tecnologias e melhorar a qualidade de ensino são os grandes objetivos das novas parcerias estabelecidas nesta quinta-feira (1), pela Secretaria de Estado da Educação, com o banco Santander-Banespa, a empresa Microsoft e a associação Cidade Escola Aprendiz.

A Secretaria firmou parceria com o Banco Santander-Banespa para executar o Programa Intensivo de Língua e Cultura Espanhola, que vai levar 92 professores da rede para a Universidade de Salamanca, na Espanha: 31 em 2004, 31 em 2005 e 30 em 2006. As despesas correrão por conta do banco. Além do curso, das passagens e hospedagens, o Santander-Banespa ainda dará uma ajuda de custo aos participantes, que permanecerão 30 dias estudando no país. A primeira turma de professores embarca para a Espanha em julho.

“Pretendemos buscar mais parcerias para auxiliar os professores a adquirirem novas experiências culturais. A próxima meta é levá-los para Portugal e Inglaterra. Acreditamos que quanto mais o professor se informa, melhor é para seus alunos”, afirmou o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita.

O secretário acrescentou que todos os programas da secretaria buscam aproximar a escola do bairro onde ela fica. “Para isso, iniciaremos as ações nas Diretorias de Ensino da região central até alcançarmos as outras.”

Parceiros na Aprendizagem

Com a Microsoft, a secretaria assinou um protocolo de intenções para incentivar a implantação da iniciativa mundial da companhia, Parceiros na Aprendizagem, na rede estadual de ensino. O objetivo é auxiliar professores e alunos na aprendizagem, por meio de parcerias locais e nacionais, para o uso inovador de tecnologias da informação e comunicação.

O primeiro projeto, que faz parte do programa “Parceiros na Aprendizagem”, é o Expressões Digitais 2.004, que também conta com a parceria do Cidade Escola Aprendiz. A meta é capacitar educadores e estudantes da rede estadual de ensino em tecnologia. Professores e alunos vão aprender noções básicas de informática (rede, hardware, software, sistema operacional, internet) e, por meio de uma pedagogia comunitária, espalhar o conhecimento adquirido.

O projeto-piloto deste primeiro programa será desenvolvido ainda este ano, em 10 escolas estaduais da Diretoria de Ensino Centro-Oeste, na Capital. Em princípio, serão formados 20 educadores, denominados professores multiplicadores, com capacitação para disseminar o programa; 10 educadores para acompanhamento e coordenação das ações nas escolas; e 40 alunos monitores – quatro por escola. O material didático a ser utilizado nas Oficinas de Capacitação será elaborado pela Microsoft, juntamente com a Cidade Escola Aprendiz. A meta é atingir 5 mil alunos.

O programa Expressões Digitais 2004 vai abranger três ações principais:

1) Expressões Digitais – aprendizado e aprimoramento da língua portuguesa;

2) Café Digital – aprendizado e aprimoramento dos conhecimentos relativos à mídia e à tecnologia;

3) Histórias de Vida – desenvolvimento de páginas na Internet, revista digital e blogs, cujo objetivo é o resgate da história individual do aluno e a formação da identidade do grupo.

A proposta do programa é desenvolver habilidades tecnológicas e sociais, ensinar os alunos a trabalhar com mídias, organizar e tratar a informação, o que propicia as condições necessárias e importantes para um processo contínuo de aprendizagem, além de contribuir para a constituição de uma escola mais eficiente, capaz de elevar o nível do ensino público e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Futuramente, outros projetos dentro da iniciativa Parceiros na Aprendizagem serão colocados em prática.

“A educação não se encerra na sala de aula, não é uma relação limitada ao professor e ao aprendiz. Todos os envolvidos no processo educacional são educadores, seja através dos conteúdos que transmitem, seja através dos incentivos e exemplos que dão”, observou o secretário.

Paola Martins