Os jovens viajarão a Brasília, entre os dias 24 e 28 de setembro, para vivenciar o cotidiano de um parlamentar na Câmara dos Deputados
Nove alunos da rede estadual de São Paulo foram selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro 2012. Eles estão entre os 78 estudantes de todo o País que viajarão a Brasília entre os dias 24 e 28 de setembro para apresentar e votar projetos de lei de sua autoria.
A nova edição do programa, voltado a alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país, contará com 11 estudantes paulistas, nove deles da rede estadual, sendo oito do interior e um do litoral (veja lista abaixo).
Para participar, os alunos desenvolveram um projeto de lei com tema livre, abordando as áreas de agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte ou turismo.
Entre os estudantes selecionados está Murilo de Jesus Rocha, 17 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Dr. Reynaldo Kuntz Bush, localizada na cidade de Praia Grande (71 km de SP). O projeto dispõe sobre a criação do Sistema Único de Atendimento Veterinário (Suave) que visa diminuir o número de animais abandonados e dar assistência a famílias carentes que não têm condições financeiras para cuidar dos bichos de estimação.
“Temos uma cachorrinha em casa e ela ficou doente, então senti na pele como é caro manter um animal”. Murilo diz que participou do programa por influência de um colega e agora que ficou entre os 11 estudantes paulistas está ansioso para conhecer a capital do Brasil e a jornada parlamentar.
Com um projeto sobre a criação de centros de triagem e encaminhamento para o primeiro emprego, Keilla Gama de Souza, 17 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Prof. Milton de Tolosa, em Campinas (93 km de SP), também foi selecionada. “Esse centro de triagem auxiliaria os alunos da rede a conciliarem estudo e trabalho, e com isso eles poderiam se dedicar mais na escola e ajudar suas famílias”, conta. Para a aluna, vai ser um grande aprendizado ir a Brasília. “Acho muito importante os jovens se envolverem e entenderem de política”.
Criado pela Câmara dos Deputados, o programa é voltado a alunos, com idade entre 16 e 22 anos, da 2ª e 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os autores dos melhores projetos são contemplados com uma viagem a Brasília e a oportunidade de participar de uma sessão especial na Câmara dos Deputados, conduzida pelos próprios estudantes, na qual passarão pela experiência de desempenhar as funções de um parlamentar.
Lista de alunos da rede estadual que tiveram projetos selecionados: