Os novos pratos da merenda escolar das unidades estaduais de ensino do Estado de São Paulo serão “testados” pelos principais cozinheiros do Brasil. Criado pela Educação em parceria com a chef Janaina Rueda, o projeto “Cozinheiros da Educação” é tema de palestra da Semana Mesa, maior congresso de gastronomia da América Latina que acontece nesta quarta-feira (26), na ETEC Santa Ifigênia.
Janaina e uma equipe formada por merendeiras de escolas estaduais servirão o cardápio reformulado, que inclui refogado de carne moída, macarrão com sardinha, feijoada de carne fresca, cuscuz de frango, peixada, arroz com lentilha e strogonoff.
O evento é referência no cenário e aberto a chefs, profissionais e estudantes da área. Na edição deste ano, estão confirmadas a presença do espanhol Albert Adrià, o português José Avillez, o colombiano Juan Manuel Barrientos, além do japonês Zaiyu Hasegawa. A lista de brasileiros tem Alex Atala, Ana Luiza Trajano, Ariani Malouf e Felipe Bronze. A degustação com pratos do cardápio escolar fecha o segundo dia do seminário.
Receitas populares e brasileiras
Desde setembro, 210 escolas da capital já servem o novo cardápio. Para isso, Janaina e a equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno (DAAA) organizaram uma série de encontros de capacitação para as merendeiras com dicas de preparo, sugestões de temperos e apresentação dos pratos. Na elaboração, foram considerados o paladar dos estudantes e as taxas nutricionais necessárias para cada refeição.
As receitas escolhidas dão prioridade a alimentos frescos e incluem opções de carne bovina, frango e peixe. Foram levados em conta os valores nutricionais dos ingredientes, o tempo de preparo e a oferta desses alimentos no Estado. As mudanças também seguem o perfil mais orgânico e rico em vitaminas já adotado pela Secretaria nos últimos anos, como feijão in natura, farinha de mandioca e leite em pó integral. A previsão é que o projeto seja levado às unidades da região metropolitana e interior até 2018.