terça-feira, 27/12/2011

Novo modelo de Ensino Médio em tempo integral ainda tem vagas

Apenas nas 16 escolas estaduais que oferecem a modalidade, aulas começam dia 13 de fevereiro Ainda dá tempo para fazer a matrícula nas 16 escolas estaduais que serão as primeiras […]

Ainda dá tempo para fazer a matrícula nas 16 escolas estaduais que serão as primeiras a funcionar no novo modelo de Ensino Médio em tempo integral, previsto entre as principais iniciativas do programa Educação — Compromisso de São Paulo. Os pais e estudantes interessados podem fazer a inscrição em qualquer escola pública.

Apenas nessas 16 unidades, a matrícula poderá ser feita até um mês após o início do ano letivo e a volta às aulas será no dia 13 de fevereiro. Em toda a rede, as inscrições podem ser feitas durante todo o ano e o período de aulas começa dia 1º de fevereiro. A diferença entre as datas se deve às especificidades previstas no novo modelo, que inclui uma preparação diferenciada de professores e gestores.

No novo modelo, a jornada será ampliada de seis horas para nove horas e meia, incluindo três refeições diárias. A estrutura contará com salas temáticas de português, história, arte e geografia, salas de leitura e informática, e laboratórios de biologia, química, física e matemática. Só em recursos audiovisuais, incluindo lousas interativas, serão investidos R$ 299 mil por escola, em um total de R$ 3,18 milhões. Para as reformas e obras de adaptação foram destinados R$ 4,6 milhões.

Os alunos terão orientação de estudos e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. Além das disciplinas obrigatórias, eles contarão com disciplinas eletivas, de acordo com a área de interesse. O intuito é contribuir para que o aluno esteja apto tanto para a continuação dos estudos após o Ensino Médio, quanto para o mundo do trabalho.

“Nosso objetivo maior com essa iniciativa é a melhoria da qualidade da educação de nossos alunos”, destacou o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald. “Queremos fazer com que nossos jovens formados pelo Ensino Médio de São Paulo estejam preparados não só para os novos desafios do mundo do trabalho, mas também para uma sólida formação universitária.”

Além da integração das disciplinas do currículo, a diferença do novo modelo para as já existentes escolas de tempo integral está no novo regime de trabalho de seus professores.

Professores com dedicação exclusiva

O novo modelo de Ensino Médio em tempo integral terá novo regime de trabalho para os professores que atuarem exclusivamente nessas unidades. É um regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno. Para isso, está prevista (em projeto de lei ou em lei a ser sancionada) uma gratificação de 50% sobre o salário-base, o que equivale a um aporte de R$ 5,68 milhões anuais, R$ 355 mil ao ano por unidade de ensino.

O trabalho a ser desenvolvido nessas primeiras unidades servirá de referência para a ampliação da iniciativa em todo o Estado nos anos seguintes, de modo a promover a melhoria da qualidade do ensino, nos termos do programa Educação — Compromisso de São Paulo, que tem como objetivos principais colocar o sistema educacional de São Paulo entre os melhores do mundo e fazer a carreira de professor ser uma das mais valorizadas entre os jovens.

Para 2013 está prevista a implantação em mais 100 unidades e, em 2014, em outras 184. A intenção é de que até o fim da atual gestão sejam implantados 300 centros.

Unidades que oferecerão o novo modelo a partir de 2012

Diretoria de Ensino – Município – Escolas Estaduais