• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 18/02/2013
Escola de Tempo Integral

Novos alunos da Escola de Tempo Integral são recebidos por veteranos

Mais de 15 mil estudantes de 69 unidades espalhadas pelo estado iniciaram hoje suas atividades

O olhar tímido dos alunos ao entrar pela primeira vez na E.E. Alvez Cruz, na capital paulista, deixam no ar a expectativa de cerca de 160 novos estudantes da unidade. Mas bastam apenas alguns minutos para os olhares acanhados se transformarem.

Curiosos, empolgados e esperançosos. São as sensações que mais de 15 mil estudantes do novo modelo de Escola de Tempo Integral parecem compartilhar. “Tenho grandes expectativas e já no primeiro dia de aula me surpreendi com a recepção”, conta Beatriz Ribeiro Dias, de 15 anos, .

No primeiro dia de aula, ao invés de professores em frente ao quadro, os próprios alunos veteranos das 16 escolas onde o modelo foi aplicado em 2012, acolhem, explicam as bases do programa e apresentam as equipes de direção, de professores, funcionários da escola e as instalações do prédio. Uma conversa de aluno para aluno.

“Quero passar para os estudantes novos o que eu vivi no ano passado. Tenho muitas experiências boas e espero que o programa mude a vida deles como mudou a minha”, afirma a veterana Amanda Brito.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook


Em 2012, o novo modelo de Escola de Tempo Integral alcançou cerca de 4 mil alunos. Este ano, o programa foi ampliado para mais 53 unidades. Ao todo, são 69 escolas para cerca de 20 mil estudantes.

O modelo também passou a atingir o Ensino Fundamental, em 2013. A ideia do programa é garantir melhores condições de conclusão da educação básica, com ganhos significativos em termos de rendimento e desempenho escolar.