terça-feira, 07/01/2014
Pais e Alunos

Novos alunos podem fazer matrícula na rede estadual a partir desta terça-feira (7)

O cadastro na rede pública é para qualquer ano/série, inclusive na Educação de Jovens e Adultos

Alunos que querem ingressar na rede pública de ensino em 2014 podem realizar sua matrícula a partir desta terça-feira (7). O sistema centralizado de matrículas, criado pela Educação, permite que os interessados em cursar o Ensino Fundamental façam o cadastro em qualquer escola pública, estadual ou municipal, do Estado de São Paulo. Já os ingressantes do Ensino Médio devem procurar uma das 5 mil unidades escolares estaduais disponíveis.

As matrículas são voltadas para quem ao longo de 2013 estudou na rede particular ou em outro Estado do País. No caso dos alunos que já frequentam as unidades de ensino estaduais ou municipais de São Paulo a continuidade aos estudos na rede pública é feita automaticamente. Também é automático o cadastramento de crianças com idade mínima de seis anos completos que cursaram a pré-escola pública, com a inclusão feita no 1º ano do Ensino Fundamental, mediante consulta aos responsáveis e atualização do endereço residencial.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O cadastro dos novos alunos da rede pública é para qualquer ano/série, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fazer a inscrição, basta comparecer a uma escola e fornecer nome completo do candidato, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato. É recomendável levar a certidão de nascimento e comprovante de residência.

Entre os dias 7 e 17 de janeiro, a Secretaria abre ainda o período de transferência por deslocamento. Para isso, os responsáveis pelos alunos que mudaram de endereço deverão comparecer à escola mais próxima de sua nova casa, com documentos que comprovem a mudança.

Calendário Escolar

Em 2014, o calendário escolar da rede estadual será especial em função da Copa do Mundo, mantendo os 200 dias letivos. As aulas começam no dia 27 de janeiro e as férias do meio do ano foram antecipadas para ocorrer entre 12 de junho e 13 de julho, período da realização dos jogos.