terça-feira, 06/08/2013
Imprensa

Novos residentes da Educação conhecem escolas estaduais onde terão primeira experiência no ensino

Secretaria da Educação do Estado recebe os 3.400 universitários do programa Residência Educacional, estágio pioneiro para futuros educadores   A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo já começou […]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo já começou a receber os cerca de 3.400 universitários classificados para o Programa Residência Educacional. Durante o mês de agosto, os residentes vão visitar as 1.373 escolas estaduais onde terão as primeiras experiências no ensino neste próximo semestre letivo. Inspirado na residência médica, o programa propicia aos estudantes de licenciatura a oportunidade de atuar junto com um professor desde o planejamento pedagógico até a atuação na sala de aula.

O Programa Residência Educacional é um modelo inédito de estágio que oferece bolsas aos universitários que serão os futuros professores da rede estadual de ensino. Os selecionados fizeram uma prova classificatória e escolheram as unidades onde atuarão. Nas visitas às escolas, os residentes da educação conhecem o local, recebem orientações das equipes gestoras e definem o horário para realização do estágio. A partir do dia 12 de agosto, a primeira turma de residentes já começa a atuar na rede estadual paulista.

O residente da Educação atua por 12 meses na escola e o prazo pode ser renovado por igual período. Ele participa de todas as atividades escolares, inclusive com os alunos, sempre em conjunto com o professor titular. Além do aprendizado na prática, o residente recebe bolsas mensais de R$ 420 e auxílio-transporte de R$ 180, totalizando R$ 600. Nesta fase piloto, foram selecionadas unidades em 44 diretorias regionais de ensino do Estado.

A participação no programa, voltado para o Ensino Fundamental e Médio, é válida como as horas de estágio obrigatórias para os cursos universitários de licenciatura. A carga horária diária será de até 6 horas, não ultrapassando 15 horas semanais.

“O residente da educação é um papel novo na estrutura de ensino paulista, que interage com as universidades e agrega qualidade tanto na formação do professor quanto na do aluno e forma futuros professores para atuarem na rede estadual”, diz o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

O investimento previsto da Secretaria neste novo modelo de formação dos educadores é de R$ 81,6 milhões. Nesta fase piloto, foram selecionadas unidades em 44 diretorias regionais de ensino do Estado.