quarta-feira, 13/06/2012
Imprensa

O Estado de São Paulo terá 11 projetos de lei selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro

Alunos da 2ª ou 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares podem se inscrever até sexta-feira (15/06) O objetivo é possibilitar aos estudantes a vivência do processo […]

O objetivo é possibilitar aos estudantes a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados

Estão abertas as inscrições para a 9ª Edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Podem se inscrever, até sexta-feira (15/06), alunos com idades entre 16 e 22 anos, que estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. A 9ª edição, que será realizada entre 24 e 28 de setembro, vai reunir 78 estudantes de todos os Estados.

O tema do projeto é livre. Os alunos podem participar escrevendo sobre qualquer área das Comissões Temáticas do Parlamento Jovem Brasileiro desde que a proposta tenha relevância e possa impactar positivamente na sociedade. O programa tem por objetivo possibilitar a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.

Os estudantes interessados devem preencher uma ficha de inscrição e participar de um minicurso sobre como fazer um projeto de lei. As informações estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados (www.camara.gov.br). Depois disso, os alunos devem procurar a diretoria de ensino da sua região e entregar ficha de inscrição e projeto de lei para o professor-coordenador.

Serão 44 projetos selecionados no Estado de São Paulo. Após a primeira seleção, 11 serão escolhidos pela Câmara dos Deputados. Os autores desses projetos ficarão uma semana em Brasília acompanhando o projeto de lei de sua autoria que passará por todos os trâmites necessários até se tornar lei.

“O programa é importante porque fomenta o protagonismo juvenil e os alunos veem de perto o processo democrático em Brasília” afirma o coordenador do Parlamento Jovem Brasileiro, Sérgio Luiz Damiati.

Os alunos contemplados só podem participar uma única vez do programa. Quem já participou, recomenda. “Essa foi uma das maiores experiências da minha vida. Foi por meio do Parlamento Jovem que eu tive o prazer e o privilégio de conhecer a casa legislativa federal, conhecer de perto como é o trâmite de um projeto de lei, vivenciar como é o trabalho de um deputado federal, enfim, foi uma experiência única que me fez crescer como pessoa, como crítico e, principalmente, como cidadão”, diz Paulo Ricardo Moreira. Em 2011, então aluno da 2ª série na Escola Estadual José Edson Moysés, do município de Irapuru, na região de Adamantina, ele foi um dos escolhidos para representar o Estado de São Paulo no Parlamento Jovem Brasileiro, em Brasília, com o projeto de lei “Proibição da cobrança pelo uso de sanitários em aeroportos, rodoviárias e shoppings”.

A curiosidade de conhecer na prática como funciona a política no nosso país foi também o que motivou o estudante André Luis Moisés, na época aluno da Escola Estadual Thimóteo Silva, da cidade de Águas da Prata, a inscrever o projeto de lei “A proibição da distribuição gratuita ou venda de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais do país”. “O projeto me mostrou que se você quer muito uma coisa e corre atrás você alcança os objetivos”, declara André.

“O Parlamento Jovem Brasileiro é um espaço onde jovens de todo o país expõem seus pensamentos e ideias para melhorar o Brasil”, diz Paulo. “Se fosse possível, eu participaria todos os anos”, conclui André.