• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 08/04/2018
Boas Práticas

#GrêmioEstudantil estimula o protagonismo juvenil

As eleições para definir a chapa que atuará no próximo ano devem acontecer até 10 de abril

Um espaço de debate, trabalho em grupo e novas ideias, os Grêmios Estudantis proporcionam ao aluno a oportunidade de estimular outros estudantes a participar da vida escolar e, também, da rotina da comunidade, por meio de projetos nas áreas de comunicação, cultura, esporte, social e política.

Clique aqui e confira como criar um Grêmio Estudantil

Pelo terceiro ano consecutivo, o número cresceu na rede estadual e atingiu a marca de quase 5 mil unidades escolares, o que representa 92% do total de escolas do Estado. A principal iniciativa da Secretaria para incentivar a formação de novos Grêmios Estudantis e ampliar o debate entre os alunos é o projeto Gestão Democrática, que convida os estudantes a estabelecerem o protagonismo juvenil e criarem meios de discussões para avaliar a própria realidade e propor soluções.

Eleições de Grêmios

A próxima terça-feira (10) é o último dia para que os alunos realizem as eleições que devem definir a chapa vencedora para administrar o Grêmio pelo próximo ano. Organize sua comissão e faça a campanha de divulgação de projetos visando a obtenção de votos.

Ao participar do Grêmio Estudantil, os jovens têm a oportunidade de adquirir responsabilidade, autonomia e liderança. A ação faz parte do projeto Gestão Democrática que visa expandir a participação dos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio nas tomadas de decisões na escola. “Eu vejo muito o efeito que a ação do Grêmio tem nos alunos. Os membros do Grêmio estão em constante ação, então sempre que vemos alguém pichando, ou jogando lixo na escola, nós chamamos a atenção para a melhora do ambiente escolar”, revela Gabriel Marques Muniz, que foi gremista na E.E. Milton da Silva Rodrigues.

A técnica do gabinete da Secretaria da Educação, Sonia Maria Brancaglion fala sobre a importância de garantir esse direito aos estudantes. “Esse processo colabora para que o aluno pare de olhar para a questão individual e contribua com o espaço educativo”, diz.

Vale ressaltar, que as escolas que tem Grêmio Estudantil em atividade precisam realizar anualmente o pleito para garantir que novos alunos participem da composição das chapas e da escolha.