sexta-feira, 25/11/2005

O mago da fotografia volta para a escola

Êxodo, de Sebastião Salgado, em exposição na Liberdade. A galeria que mostrará parte do acervo do brasileiro Sebastião Salgado, um dos melhores fotógrafos do mundo, atualmente residindo em Paris, não […]

Êxodo, de Sebastião Salgado, em exposição na Liberdade.

A galeria que mostrará parte do acervo do brasileiro Sebastião Salgado, um dos melhores fotógrafos do mundo, atualmente residindo em Paris, não poderia ter melhor endereço: a Escola Estadual Presidente Roosevelt, rua São Joaquim, 620, na Liberdade. Por dois dias (26 e 27 de novembro), o bairro que tem mais sotaque oriental de São Paulo, receberá a exposição “Êxodo – A Humanidade em Trânsito”. Além da exposição, a escola exibirá mostra de filmes e documentários brasileiros. Entre os documentário, destaque para Ato de Fé, do diretor Alexandre Rampazzo. A exposição e a mostra de cinema fazem parte do programa Escola da Família e a visitação gratuita será possível das 9h00 às 17h00.

“Êxodo – A Humanidade em Trânsito” (1993/99), cedida pelo Sesc, é visto como o principal trabalho do fotógrafo brasileiro. As fotos revelam o melhor de Salgado, com seu olhar factual, jornalístico, a serviço da História e da informação humana. As imagens foram coletadas em suas andanças pelo mundo todo. Homens, mulheres e crianças na busca de um lugar mais seguro ou por um dia a mais em suas vidas sofridas. Pessoas em fuga de guerras, fome, desastres, “Êxodo” é continuação da mostra “Os Trabalhadores.”

A coletânea de filmes e documentários apresentará nove títulos de temas variados. O hilário “Lisbela e o Prisioneiro” está na lista de exibição junto com “De Passagem”, “Ônibus 174”, “Cidadão do Mundo”, “Domésticas”, “Uma Onda no Ar”, “O Homem da Máscara de Ferro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas.”

Serviço

A mostra de fotos e vídeos ocorrerá na Escola Estadual Presidente Roosevelt, rua São Joaquim, 620, Liberdade das 9h00 às 17h00 e a entrada é franca. Mais informações pelo telefone (011) 3208-6653.

Programação de Filmes

9h – Sebastião Salgado – Cidadão do Mundo