• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 29/12/2014
Sociedade

O que é rede? Com 315 mil servidores e 4 milhões de alunos, SP é maior a rede de ensino

Envolvimento de alunos, docentes e comunidade permitem que boas práticas se desenvolvam nas escolas

O que é rede? No dicionário, a palavra é descrita como o “conjunto de pessoas, órgãos ou organizações que trabalham em conexão, com um objetivo comum”. No cotidiano da maior rede de ensino do País, esse termo representa ainda o trabalho de mais de 250 mil professores e 65 mil servidores, além das ações realizadas pelos mais de quatro milhões de alunos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em 2014, foram destaque no Portal da Secretaria da Educação alguns exemplos de como o envolvimento de educadores, alunos e comunidade são essenciais para o fortalecimento dessa rede. Entre eles, estava a aluna Nayrob Pereira, que começou na E.E. Alberto Torres o projeto que a levou até a Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel-ISEF), nos Estados Unidos.

Conhecemos também os alunos da E.E. Professora Therezinha Sartori, que trocam cartas com os idosos da casa de repouso Tempos Dourados, em Mauá, em um projeto que promove, com delicadeza, a prática da cidadania e do respeito. Acompanhamos ainda a ação conjunta entre escola, alunos e comunidade em prol do meio ambiente, por meio do descarte consciente que envolveu todos os moradores dos arredores da E.E. Professor Tochichico Yochicava, em Suzano.

As ações da rede ainda inspiraram os moradores do entorno da E.E. Miquelina Pedroso Magnani, em Santo André. Lá, a principal fonte de informação e cultura para alunos e comunidade é a Sala de Leitura da unidade. Os projetos da Educação ainda motivaram alunos e ex-alunos da E.E. Professor Luciano Ivo Tognetti, em Descalvado, a se unirem para o combate ao bullying, na ação que teve como principal ferramenta a dança. Já em dezembro, acompanhamos a superação dos estudantes com deficiência atendidos nas escolas estaduais de São Paulo durante as Paralimpíadas Escolares.

No dicionário, a rede é motivada por um objetivo comum, assim como acontece nas mais de cinco mil escolas que compõem a Secretaria da Educação, que atuam para que o envolvimento de todos esses personagens – alunos, professores, pais e comunidade – permitam que dezenas de projetos, boas práticas e talentos surjam todos os dias nas escolas estaduais paulistas.