A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) já divulgou a lista dos classificados para a segunda etapa das Olimpíadas de Matemática. Mas, até o dia 22 de setembro os professores responsáveis pelos alunos devem ser cadastrados pelas escolas. Para saber quais alunos foram selecionados, conferir o local onde irão fazer a prova ou cadastrar o professor, é só clicar aqui.
Na lista, estão os alunos e as alunas que obtiverem as maiores notas, segundo critérios estabelecidos pela organização da Olimpíada para cada nível. Nessa fase, os concorrentes farão provas discursivas e agendadas para 16 de setembro. O resultado final será divulgado em novembro.
Em 2016, a rede estadual paulista fechou a Olimpíada com 692 medalhas entre ouro, prata e bronze. Para driblar as últimas dúvidas e o nervosismo, os clubes de Matemática intensificaram os estudos. Criados pelos próprios estudantes, os grupos são espaços para a resolução de desafios, testes de cálculo mental, leitura de artigos e gincanas.
Além das 6.500 medalhas, entre ouro, prata e bronze, que serão distribuídas entre os melhores colocados de cada categoria, a OBMEP vai premiar com Bolsas de Iniciação Científica Jr., do CNPq: 6.500, todos os medalhistas regularmente matriculados em escolas públicas. Também serão distribuídos 46.200 certificados de menção honrosa.
Preparação em sala de aula
Para ajudar na preparação dos alunos, a Secretaria da Educação orientou professores a adotar dentro de sala de aula diferentes ferramentas de aprendizagem. Entre as digitais, a sugestão é o Currículo+, plataforma interativa com mais de mil vídeos, infográficos, games e videoaulas. Jogos de tabuleiros e ábacos também são opções para o ensino da Matemática e raciocínio lógico.