quinta-feira, 25/08/2005

Obra de Jorge Amado leva mais de 1.200 alunos e professores da rede estadual ao teatro em Santos

O teatro do Sesc, em Santos, recebeu mais de 1.200 alunos e professores da Diretoria Regional de Ensino de Santos na semana passada para a apresentação da obra literária O […]

O teatro do Sesc, em Santos, recebeu mais de 1.200 alunos e professores da Diretoria Regional de Ensino de Santos na semana passada para a apresentação da obra literária O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado. A obra foi adaptada pelo Centro Cultural Grupo Silvio Santos (CCGSS), entidade sem fins lucrativos que desenvolve o projeto Literatura no Teatro, fundamentado na encenação teatral, com os objetivos de incentivar a leitura, valorizar a literatura e formar público de teatro.

O espetáculo é uma fábula que tematiza o amor impossível entre um gato e uma andorinha, predador e presa, que vivem cercados pelos preconceitos dos animais que habitam o mesmo parque. O musical é voltado para o público infanto-juvenil, de 1 ª a 8 ª série do Ensino Fundamental.

O CCGSS oferece material de apoio pedagógico para professores e alunos, utilizado de forma paralela às apresentações, por meio de oficinas artístico-pedagógicas, cujo foco é o educador- parceiro importante na divulgação do trabalho literário.

A montagem de O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá é uma iniciativa que aposta na parceria arte-educação, ou, mais especificamente, no teatro como meio privilegiado de divulgação de obras literárias a fim de contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho na escola com a leitura.

Sobre: Em 1946, exilado na França, Jorge Amado escreveu, em homenagem ao primeiro aniversário do filho, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá . A história é um dos poucos textos infantis escrito por Jorge Amado que, com sua delicadeza e simplicidade, comoveu e ainda comove gerações. O espetáculo já recebeu mais de 76.000 espectadores, sendo 36.800 de escolas públicas, 11.170 de particulares, além de 6.468 professores.

Autor: Jorge Amado

Adaptação e Direção: Vladimir Capella

Elenco: Amanda Acosta, Ana Saguia, Cintia Wartusch, Daniel Costa, Daniel Morozetti, Fábio Espósito, Júlio César Machado, Lourenzo Martim, Mariâna Siqueira, Sérgio Rufin, Sônia Loureiro, Viviane Alfano, Carlos Meceni.