• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 26/06/2017
Ensino Fundamental

Obras do Concurso de Toyama devem ser encaminhadas à Educação até 30 de junho

Os 15 melhores desenhos de alunas e alunos da rede serão expostos no Japão

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Desenho Toyama 2017 – “Descobrindo Gokayama, Patrimônio Mundial da Humanidade”, evento direcionado aos alunos do Ensino Fundamental e estudantes matriculados no curso de japonês no CEL (Centro de Estudo de Línguas), que tenham até 15 anos de idade. As escolas devem encaminhar as obras para a Diretoria de Ensino, que deve enviar à Secretaria da Educação até 30 de junho.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para essa edição, a produção dos desenhos devem ser embasadas a partir de pesquisa sobre a área de Gokayama, localizada no centro da Cidade de Nanto, na Província de Toyama. A técnica e o material de pintura serão livres, mas algumas regras sobre a produção da representação precisam ser obedecidas. Os desenhos deverão ser produzidos em sala de aula, sob a orientação de um professor, que deverá ser o responsável pela autenticidade da produção. Cada aluno poderá concorrer com apenas um desenho, que deve ser individual. A dimensão adequada deve ser retangular, de 40cm a 55cm. No verso, deve ser indicado o nome do autor, a data de nascimento e idade, o sexo e o título da obra.

Especialistas julgarão e selecionarão 15 ilustrações, que seguirão os critérios de criatividade, originalidade, aplicação da técnica de pintura, harmonia, composição artística e pertinência ao tema proposto. As 15 obras selecionadas por técnicos da Secretaria da Educação representarão o Estado paulista no concurso.

Os desenhos escolhidos farão parte do Festival de Toyama, evento que acontecerá em setembro na cidade oriental e que busca reunir em um mesmo espaço diversos campos da Arte, como teatro, dança, tradições japonesas, artes plásticas e literatura. Os professores e alunos responsáveis pelos 15 trabalhos selecionados ainda receberão um certificado de participação.

Para mais informações sobre o concurso, os interessados devem entrar em contato com o Centro de Referência em Educação Mario Covas, pelo e-mail: premioseconcursosCRE@edunet.sp.gov.br.