terça-feira, 13/08/2019
Boas Práticas

Obras do Museu da Língua Portuguesa estarão expostas na Jornada do Patrimônio

São 80 vagas para visitar as obras de reconstrução do importante museu paulista

O Museu da Língua Portuguesa tem previsão de reinauguração para o primeiro semestre de 2020, e o público pode acompanhar o andamento da obra durante a Jornada do Patrimônio 2019, realizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de estimular a população a conhecer o patrimônio histórico e cultural da cidade.

As visitas ocorrem às 11h e às 13h nos dias 17 e 18 de agosto, com 20 vagas em cada horário. São 80 vagas disponíveis no total. Os interessados devem enviar no email museu@museulp.org.br informações como nome completo, dia e horário de interesse, além de informar o número do RG. Por questão de segurança, já que o espaço passa por obras civis, a idade mínima para participação é 16 anos. Todos os visitantes receberão capacete antes de entrar no local.

Na visita, os visitantes poderão ver como estão ocorrendo as obras de restauro na parte interna da Estação da Luz. No momento, as equipes trabalham na instalação de redes lógicas e na finalização do restauro de pintura, forros e outros detalhes decorativos. As obras na fachada foram concluídas em dezembro de 2017 e a cobertura do telhado em julho de 2018.

O prédio histórico da Estação da Luz foi projetado pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver, especializado em estações ferroviárias. Ele foi inaugurada originalmente em 1867, depois passou por obras de ampliação concluídas em 1901. É hoje um dos edifícios mais icônicos de São Paulo, tendo sua história muito associada a outra característica marcante da história paulista – a imigração.

Atualmente, está sendo realizada a reconstrução dos espaços internos. Foram concluídas as primeiras duas etapas da obra de recuperação do edifício: restauração das fachadas e esquadrias e reconstrução da cobertura do edifício.