quinta-feira, 28/11/2019
A2img / Diogo Moreira

Oferta de cursos do Novotec Expresso em Sorocaba tem mais de 1.500 vagas

Iniciativa faz parte do projeto Novotec, e as inscrições vão até o próximo domingo (1)

O Novotec, modalidade de cursos de curta duração do programa Novotec, está com ampla oferta de cursos na região de Sorocaba. Ao todo são 1610 vagas, destinadas a estudantes do Ensino Médio que queiram cursar um programa de curta duração e profissionalizante em alguma área de conhecimento da sociedade.

Alguns exemplos de cursos são: Gestão de Pequenos Negócios, Excel Aplicado à Área Administrativa, Técnicas de Vendas, Marketing Digital e Introdução a Robótica – confira no site para ver todas as opções. Todos eles têm um ponto em comum: valorizam a especialização dentro de uma área de conhecimento da sociedade.

“São cursos rápidos, técnicos, mas que podem dar uma nova chance aos jovens. Temos que caminhar para construir um futuro onde nosso aluno tenha um projeto de vida e pense em várias possibilidades, incluindo o ensino técnico”, pontua o secretário Rossieli Soares.

Nessa modalidade, as disciplinas são passadas aos jovens durante um semestre letivo, sempre contraturno escolar. A atividades serão ministradas em escolas da Secretaria da Educação, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais dentro da cidade de escolha.

Sobre o Novotec

O Novotec é o novo ensino médio técnico de São Paulo. O programa foi lançado em março e faz parte do movimento de conectar a escola com os jovens do século XXI. “Além de levar algum tipo de qualificação técnica profissionalizante, os estudantes do Ensino Médio poderão ter uma aproximação maior com o mercado de trabalho”, reiterou Patrícia Ellen, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico.

O foco do Novotec é ampliar as possibilidades de atuação do jovem após a conclusão do Ensino Básico. Um dos intuitos é também reforçar o papel do estado dentro da economia brasileira. “Esse projeto também representa o protagonismo de São Paulo na implementação do novo modelo do Ensino Médio no país”, explica Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e Centro Paula Souza (CPS).

Além do Expresso, o programa Novotec, também lançado neste ano, conta com outras três modalides: Virtual, Presencial e Móvel. “Queremos expandir possibilidades e mostrar que o Ensino técnico pode ser tão bom como a graduação. Nosso jovem quer estar no mercado de trabalho e a escola atua para facilitar essa missão”, explica o secretário executivo Haroldo Rocha.