• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/08/2015
Escola da Família

Oficinas da Educação ensinam alunos a fabricar pães artesanais

Podem participar jovens maiores de 16 anos; ação faz parte do projeto Padaria Artesanal

Jovens e adultos que sonham em começar uma nova profissão ou abrir o próprio negócio já podem procurar as unidades do programa Escola da Família. No mês de junho, a Educação deu início a uma nova fase do projeto Padaria Artesanal, oficina gratuita em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As aulas ensinam aos participantes até 10 tipos de técnicas, incluindo: pão integral, pão de maçã, pão de ervas e pão de beterraba. Além de colocar a mão na massa, os alunos e a comunidade escolar também recebem dicas de nutrição saudável, administração e de como transformar o trabalho de panificação em uma fonte de renda para as famílias.

Neste semestre, as unidades que oferecem a oficina ganharam novos equipamentos. O kit é composto por mesa de inox, forma de diversos tamanhos, liquidificador semi-industrial e forno. Durante a capacitação, todos os participantes têm direito a apostila, caderno de receitas e ingredientes para a confecção dos pães. Boa parte das receitas é testada e aprovada pela comunidade participante do Escola da Família aos finais de semana.

Segundo um levantamento feito pela Educação, em um ano, passaram pela capacitação mais de 2,5 mil pessoas na capital e interior paulista, uma média de 6,8 por dia.

Oficinas de música e beleza

Balanço feito pela Educação sobre as atividades em 2014 no Escola da Família revela que as oficinas mais procuradas são ligadas à música e à beleza. Das 670 mil participações registradas, as aulas de violão e canto lideram a lista (177.684), seguido pelas de manicure e pedicure, corte de cabelo e maquiagem (173.403). Saiba mais aqui.