• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 31/08/2012
Imprensa

Oito cidades do interior recebem capacitações do projeto Padaria Artesanal neste fim de semana

A iniciativa integra o projeto Padaria Artesanal, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade, e deve beneficiar 135 pessoas amanhã e domingo     Neste fim de semana, 135 frequentadores do programa Escola […]

A iniciativa integra o projeto Padaria Artesanal, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade, e deve beneficiar 135 pessoas amanhã e domingo    

Neste fim de semana, 135 frequentadores do programa Escola da Família em Assis, Barretos, Campinas, Jales, Jundiaí, Pirassununga, Taquaritinga e Votuporanga devem aprender a arte da panificação (consulte a programação abaixo) A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo faz parte do projeto Padaria Artesanal, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade. A expectativa é que, até o fim do ano, 15 mil pessoas sejam atendidas pelo projeto.

As orientações à comunidade serão feitas por educadores, voluntários do e monitores educacionais da área de nutrição do projeto Ações Preventivas na Escola (APE).

O projeto Padaria Artesanal tem como objetivo oferecer capacitação profissional e opção de fonte de renda para os participantes, além de possibilitar a melhoria da qualidade da alimentação. Por meio do programa Escola da Família, a iniciativa instruiu, desde 2006, 106 mil pessoas entre educadores universitários, voluntários e membros das comunidades escolares.

A professora Iosélia de Albuquerque Cantizani de Abreu, diretora da Escola Estadual Almerinda Chaves, localizada em Jundiaí e uma das unidades que participarão das capacitações neste fim de semana, destacou a expectativa da comunidade para a atividade. “Desde que avisamos que teríamos as orientações do projeto Padaria Artesanal no domingo, a comunidade escolar se mobilizou. Há pessoas que até mesmo já fizeram uma pré-inscrição para a aula. Todos estão empolgados para aprender”, disse a diretora.

Materiais

Os agentes multiplicadores das diretorias regionais de ensino que participam das atividades recebem, para as capacitações, material didático composto por apostila, caderno extra de receitas, cartaz para divulgação e lista de presença. O mesmo material será disponibilizado virtualmente para que cópias sejam entregues nas aulas ministradas à população.

Para as capacitações com a comunidade escolar, os ingredientes para confecção de pães são adquiridos com recursos que a unidade da rede recebe para as atividades do programa Escola da Família ou por meio de outras fontes. “O material para a confecção dos pães tem várias origens. Os que serão capacitados se juntam e levam os ingredientes voluntariamente e há ainda doações de produtos às escolas. As massas são feitas a mão e assadas em fornos artesanais”, conta a coordenadora do programa Escola da Família, professora Maria Helena Berlink Martins.

Das 2.300 unidades da rede estadual de ensino que são sede, aos finais de semana, do programa Escola da Família, cerca de 1.500 já contam com o forno para as atividades do Padaria Artesanal.

Segundo a professora Maria Helena, a confecção de pães se tornou uma tradição nas escolas que são sede do programa Escola da Família. Além da capacitação, os professores, educadores universitários e voluntários costumam assar os pães no fim da tarde, muitas vezes com a ajuda da comunidade. “Fazem um belo chá da tarde aos sábados e a escola fica em festa. Já podemos considerar que temos excelentes padeiros e chefes de cozinha nas escolas”, conta a coordenadora.

Sobre o programa Escola da Família

Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.

Relação de regiões que recebem as capacitações do Padaria Artesanal neste fim de semana:

Data

Diretoria de Ensino

Escola Estadual

Cidade

Horário

1º de setembro

Pirassununga

Pedrina Pires Zadra

Pirassununga

10h às 14h

1º de setembro

Campinas Leste

Eunice Ramos Navero

Campinas

10h às 15h

1º de setembro

Jales

Doutor Euphly Jalles

Jales

10 às 14h

1º de setembro

Assis

Professora Maria Aparecida Gualharini dos Santos

Assis

13h às 17h

1º de setembro

Taquaritinga

Professora Adreana Comar

Taquaritinga

9h às 15h

1º de setembro

Campinas Oeste

Conjunto Vida Nova III

Campinas

10h às 14h

1º de setembro

Votuporanga

Professor Cícero Barbosa Lima Junior

Votuporanga

10h às 16h

1º de setembro

Barretos

Fábio Junqueira Franco

Barretos

8h30 às 15h

2 de setembro

Jundiaí

Almerinda Chaves

Jundiaí

10h às 16h