segunda-feira, 07/10/2019
Governo do Estado de São Paulo
Boas Práticas

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP – Nível A. A competição é destinada a alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas em nome das escolas, exclusivamente pelas Secretarias de Educação. Para inscrever as escolas, a Secretaria ou representante de escola federal deverá acessar o link que será enviado por email pelo IMPA e preencher a ficha de inscrição até 10 de outubro de 2019.

“Os jovens da rede podem ampliar seus estudos além da escola. A olimpíada é uma forma. Além de estimular o protagonismo e os estudos, também serve como uma poderosa ferramente da estreitar laços dos jovens com a educação”, relata Haroldo Rocha, secretário executivo da Educação.

O conteúdo das provas segue os parâmetros curriculares nacionais para alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. “A olimpíada traz questões que abordam aplicação do raciocínio lógico e da criatividade e visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, além de promover a difusão da matemática”, explica Caetano Siqueira, coordenador da COPED na Educação.

Com 15 questões objetivas, a prova será elaborada pelo IMPA e aplicada nas escolas inscritas em 29 de outubro. A duração da prova é de 1h30 (uma hora e trinta minutos). Na OBMEP Nível A, o IMPA responde pela parte acadêmica e as Secretarias de Educação pela logística de aplicação, correção das provas e eventuais premiações.

No ano passado, 1,5 milhão de alunos de 20 mil escolas públicas de todo o Brasil participaram da olimpíada.