• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 16/03/2021
Notícia

Olimpíada de Química de SP está com inscrições abertas

Evento ocorre em duas etapas e é destinado exclusivamente aos alunos do Estado de SP

Engajar jovens em uma atividade que os estimule e os leve a refletir sobre a importância da química no contexto atual e futuro, revelando jovens talentos com vocação para a disciplina. Com esse objetivo, a Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP) abre inscrições aos estudantes matriculados no Ensino Médio de escolas da rede pública e privada, situadas no Estado de São Paulo.

As inscrições vão até 31 de março e é a primeira de duas etapas para a seleção da Delegação Paulista que vai realizar os exames da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). A participação também é uma oportunidade dos estudantes paulistas à Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ) e à Olimpíada Internacional em Química (IChO).

Para participar, cada diretor/coordenador de escola pode inscrever até cinco redações de alunos da unidade: as duas melhores dos matriculados na terceira série e três da segunda série do Ensino Médio ou de anos anteriores, desde que os autores se enquadrem nas exigências previstas no regulamento. O tema desta edição será a “Química e os Oceanos”, com a proposta de que os estudantes realizem pesquisas e/ou experimentos e redijam sobre as soluções apresentadas pela química para o uso sustentável dos oceanos.

Cada redação deve conter até quatro páginas (conforme modelo). Confira aqui a orientação para elaboração da redação.

A OQSP se desenvolve em duas fases: I – Redação: Elaboração, Seleção e Inscrição (realizada na Escola) e II – Final: Prova de conhecimento e raciocínio, seguida de Premiação.  A prova da fase II ocorre às 9 horas do dia 12 de junho, no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). A premiação será no período da tarde e a presença é facultativa. Confira o calendário completo.

Serviço:

Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP) 2021

Fase I – Redação: Elaboração, Seleção e Inscrição: até o dia 31 de março, pelo site.

Fase II – Final: Prova de conhecimento e raciocínio, seguida de Premiação: a partir das 9 horas do dia 12 de junho.

Local da Fase II: Instituto de Química da USP, na  Avenida Prof. Lineu Prestes, 748, Cidade Universitária, São Paulo.