segunda-feira, 17/09/2018

Olimpíada entre os BRICS estimula o aprendizado de Matemática

Alunos do Ensino Fundamental da rede realizam prova em plataforma lúdica e interativa

O bloco dos BRICS composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul já ultrapassou os vínculos políticos e econômicos. Hoje, a aliança entre os países emergentes também promove o incentivo à educação entre suas crianças e jovens.

Para isso, foi criada uma olimpíada de Matemática entre alunos do Ensino Fundamental dessas nações. Trata-se de uma plataforma interativa educacional, a Dragonlearn, que tem o intuito de facilitar e mensurar o aprendizado da disciplina em cada uma delas.

Através da II BRICSMATH.COM, os pequenos deverão realizar testes e solucionar desafios que envolvem diferentes áreas da Matemática. Tudo isso é feito em formato de games para prender a atenção e estimular o ensino dos competidores.

A olímpiada acontece desde o último dia 10 de setembro e se estenderá até o próximo 30 de outubro. A ideia é que neste período os alunos realizem as atividades em até 60 minutos. Quando iniciadas, o sistema irá contabilizar as notas dos alunos de cada país.

“Oferecemos uma plataforma de qualidade, auditada e comprovada que melhora em 30% a 40% o ensino da matemática das crianças”, explica o diretor da plataforma no Brasil, Frederico Faria.

Parceria com São Paulo

Apesar da competição estar em andamento, a plataforma fica disponível para milhares de professores e alunos paulistas ao longo do ano. Desde 2017, ela serve para complementar as atividades vistas em sala de aula em diversas unidades escolares da rede.

“Essa parceria com a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo funciona como uma via de mão dupla, onde todo mundo ganha. Oferecemos a plataforma sem custo nenhum e os alunos da rede podem realizar até 20 exercícios por dia”, afirma Faria.

Cada professor cadastra suas turmas e emite login e senha tanto para o aluno quanto para os pais, que também podem acompanhar as atividades. Na escola ou em casa, as crianças podem realizar diversos testes de Matemática com abordagens multidisciplinares.

“Nós recebemos e-mails com a lista de alunos que mais fizeram os exercícios e ainda temos acesso a um relatório de desempenho de cada um”, comenta Margareth Bittencourt, professora de inglês da E.E. Alfredo Paulino, uma das unidades da rede que utiliza o sistema.

A diretora da escola, Rosângela Yarshell, também ressalta os impactos positivos que a olimpíada trará ao ensino de seus alunos. “Com ela, podemos qualificar o ensino da Matemática nos Anos Iniciais”, diz.

O projeto também permite que professores de diferentes áreas utilizem o sistema com seus alunos. O foco é mostrar como a Matemática aparece em diferentes áreas do conhecimento.

“A plataforma é tão empolgante que eles estão deixando de lado o videogame”, completa a dirigente regional de ensino Centro-Oeste, Oneida Fioriti.