• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 12/09/2005
Últimas Notícias

Olimpíada reunirá escolas estaduais e particulares e vai homenagear ícones da literatura

Iniciativa é uma parceria das Secretarias de Estado da Educação e Cultura e Fundação Roberto Marinho “Nossa Língua é nossa pátria”. A frase do poeta Fernando Pessoa se encaixa perfeitamente […]

Iniciativa é uma parceria das Secretarias de Estado da Educação e Cultura e Fundação Roberto Marinho

“Nossa Língua é nossa pátria”. A frase do poeta Fernando Pessoa se encaixa perfeitamente nos objetivos do concurso Olimpíada de Língua Portuguesa lançado nesta segunda-feira, dia 12, no teatro da Secretaria de Estado da Educação, na Capital.

A idéia da competição voltada para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo é valorizar a Língua e a Literatura Portuguesa, estimular a produção literária e o domínio do idioma.

“Nós precisamos valorizar a Língua Portuguesa, que é fundamental. Escrever é um dom, e quanto mais cedo a gente começar a escrever, mais rápido vamos aprender. Por isso, acredito que essa iniciativa será um sucesso”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

O secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, lembrou o quanto os livros ajudam por toda a vida. “O vocabulário vem da leitura. Um universo fascinante. E o livro pode ser um grande companheiro”. Sobre a olimpíada, Chalita explicou: “Queremos que o aluno fique encantado com a literatura, conheça nossos autores, poetas… A idéia é motivar os jovens – de forma lúdica – para fazê-los gostar de ler.”

Para o secretário geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, uma das parceiras do concurso, tudo vale a pena em se tratando de preservar a língua. “A matéria prima das Organizações Globo é a língua. Por isso, qualquer ação que a valorize é fundamental.”

Jogos

A idéia é envolver alunos do Ensino Médio em jogos que testem o conhecimento literário deles, além da produção de textos no gênero narrativo de Crônicas.

O Torneio será dividido em 2 categorias que homenageiam ícones de nossa Literatura: Cora Coralina e Cecília Meireles.
Na categoria Cora Coralina, os alunos das primeiras e segundas séries do Ensino Médio competirão na modalidade Jogos.
Na categoria Cecília Meireles, os alunos das terceiras séries do Ensino Médio participarão produzindo Crônicas sobre temas como Língua e Auto-Estima, Língua e Cidadania.

Temas

Os jogos envolvendo conhecimentos sobre a Língua Portuguesa, como leitura e compreensão de texto, domínio vocabular e vida e obra dos autores das literaturas, destacarão, em cada fase, um grupo de escritores como Fernando Sabino, Cora Coralina, Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Gil Vicente e José Saramago.

Fases do Concurso

A fase local vai até dia 30 de setembro. As escolas, públicas e particulares, irão selecionar 1 (um) aluno de 1ª série e 1 (um) de 2ª série do Ensino Médio, que tenham bom domínio e bom conhecimento da Língua e Literaturas de Língua Portuguesa para concorrer a uma vaga na formação da equipe, que representará sua Diretoria de Ensino nos Torneios Inter-Regionais e na Fase Final da Olimpíada de Língua Portuguesa.

A participação é voluntária e os alunos indicados deverão ter interesse, condições de integrar uma equipe e autorização dos pais para participar de todas as etapas da Olimpíada, caso sejam classificados. A seleção será feita por meio de jogos recreativos nos quais os alunos deverão responder questões que envolvam conhecimentos sobre Língua e Literaturas de Língua Portuguesa.

Selecionados os dois alunos, a escola deverá inscrevê-los junto à Diretoria de Ensino para a etapa de seleção da equipe, a ser formada por seis alunos, que irá representá-la na Olimpíada – Fase Regional. A inscrição será feita até 30 de setembro, por meio do encaminhamento das fichas dos alunos, acompanhadas de um relatório técnico, simplificado, contendo os critérios e o processo de divulgação e seleção adotados.

Já na fase regional, a ser realizada até 24 de outubro, cada Diretoria de Ensino por meio de uma comissão formada por Assistentes Técnico-Pedagógicos, Professores de Língua Portuguesa e/ou Professores Coordenadores promoverá nos meses de agosto e setembro a seleção e a preparação dos componentes da equipe que a representará na Olimpíada, e a escolha do professor de Língua Portuguesa e Literatura que acompanhará os alunos durante todo o processo.

Do conjunto de alunos inscritos pelas escolas, cada Diretoria de Ensino selecionará 6 (seis) alunos para a formação de uma equipe composta por: 3 (três) alunos das 1ª séries, sendo: 2 (dois) representantes das escolas públicas e 1 (um) representante das escolas particulares; 3 (três) alunos das 2ª séries, sendo: 2 (dois) representantes das escolas públicas e 1 (um) representante das escolas particulares. Essa composição é proporcional ao número de escolas das redes de ensino.

Realizada a seleção, cada Diretoria de Ensino deverá fazer a inscrição de sua respectiva equipe (6 alunos), identificada com um nome de livre escolha, preenchendo uma ficha por aluno e colocando todas em um envelope, juntamente com um relatório técnico, simplificado, contendo os critérios e o processo de divulgação e seleção adotados. O encaminhamento deve ser feito pelos Correios, SEDEX com AR, até a data de 24 de outubro endereçado à: Olimpíada de Língua Portuguesa – Categoria CORA CORALINA – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo/Centro de Referência em Educação Mário Covas – CRE – Avenida Rio Branco, 1.260, Campos Elíseos
São Paulo, SP, CEP 01206-001

O Grupo Gestor, formado por representantes da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e da Fundação Roberto Marinho agrupará, por região, as 89 equipes em 11 conjuntos (Chaves), em comum acordo com as Coordenadorias de Ensino da Grande São Paulo (COGSP) e do Interior (CEI) e as Diretorias de ensino:
10 (dez) Chaves com 8 (oito) equipes cada;
01(uma) Chave com 9 (nove) equipes.

IMPORTANTE: Só serão aceitas as inscrições postadas até a data limite de 24 de outubro, valendo o carimbo do correio.

Fase Estadual/Inter- Regional – a ser realizada até 28 de novembro de 2005

No período de 16 a 28 de novembro, as Coordenadorias de Ensino da Grande São Paulo (COGSP) e do Interior (CEI) e as Diretorias de Ensino deverão planejar, organizar e promover os Torneios de Jogos Recreativos sobre Língua e Literaturas de Língua Portuguesa entre as Equipes (Torneios Inter-Regionais) para a seleção de uma equipe de cada Chave que disputará o Torneio Final.

O Grupo Gestor apoiará e acompanhará todas as ações realizadas nas Diretorias de Ensino.
As 11 equipes vencedoras dos Torneios Inter-Regionais serão inscritas pelo Grupo Gestor para o
Torneio Final até o dia 05 de dezembro. A divulgação será feita até 09 de dezembro no Diário Oficial do Estado.

Fase Final – a ser realizada nos dias 13 e 14 de dezembro

O Torneio Final será disputado pelas 11 equipes finalistas, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2005, em São Paulo, em local a ser definido.

O Torneio será conduzido pelo Grupo Gestor, Equipe de Profissionais Qualificados e com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Premiação

A premiação dos alunos vencedores da Olimpíada está prevista para o dia 25 de janeiro de 2.006, dia da inauguração do Espaço da Estação da Luz da Nossa Língua.

Os 6 alunos da equipe vencedora da Fase Final – três da 1ª série e três da 2ª série do Ensino Médio – serão premiados com uma viagem a Portugal, acompanhados pelo Professor de Língua Portuguesa que orientou a equipe durante a Olimpíada, um computador, um acervo de livros de Literatura e um diploma honorífico. Os prêmios serão patrocinados por parcerias que estão sendo estabelecidas pela Fundação Roberto Marinho.

O Calendário dos Torneios Regionais será divulgado até o dia 14 de novembro de 2005, no sítio do Centro de Referência em Educação Mário Covas (www.crmariocovas.sp.gov.br).

Estação da Luz da Nossa Língua vem aí

A Olimpíada integra a série de eventos que irão marcarão a inauguração do Espaço da Estação da Luz da Nossa Língua, no prédio da Estação da Luz, na Capital.

Nesta data, outras festividades e eventos farão parte da inauguração do Espaço da Estação da Luz da Nossa Língua.

A previsão é que o presidente da República, os ministros da Educação e da Cultura, o Governador e o Prefeito da Capital participem do evento na data do aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro de 2.006.

Celso Bandarra