• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 23/03/2017
Pais e Alunos

Olimpíada sobre História do Brasil está com inscrições abertas

Projeto da Unicamp que reuniu mais de 42 mil estudantes em 2016 chega à 9ª edição em 2017

Alunos e professores que gostam de História do Brasil, e têm a matéria na ponta da língua, ganham a oportunidade de tornar pública essa paixão. A 9ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), está com inscrições abertas até 29 de abril. Alunos que se inscreverem até 30 de março ganham desconto na taxa. Não perca tempo, acesse o site para saber mais informações, ler o regulamento e fazer a sua inscrição.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A ONHB tem um formato totalmente original e é aberto para professores de História e alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos) de escolas públicas e particulares. Para alunos da rede públiuca que se inscreverem até 30 de março, o valor por equipe será de R$ 30,00. Para quem se inscrever entre os dias 31 de março e 29 de abril, o valor por equipe será de R$ 45,00. 

Composta por cinco fases online, a Olimpíada conta com equipes formadas por um professor de História e três alunos. Cada fase tem a duração de uma semana. As respostas para as questões de múltipla escolha e para as realizações de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.

A primeira fase terá início dia 8 de maio, finalizando a quinta etapa em 10 de junho. Após as cinco etapas, no mínimo 200 equipes, ou cerca de 800 participantes, avançam no concurso.

Na etapa seguinte, as equipes finalistas participam da grande final presencial, que ocorre na Unicamp, em Campinas, interior de São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto. Na final, as equipes realizam uma prova dissertativa e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

Professores

A Olimpíada prevê também um programa voltado à formação de professores. Neste ano, o 4° Curso de Formação da ONHB: “Imagens em sala de aula” será realizado entre os dias 1º de março e 10 de maio, por meio de aulas online gravadas com grandes especialistas da Unicamp, materiais didáticos e atividades acompanhadas por tutores. O objetivo é capacitar o professor para fazer uso de imagens que contribuam com o ensino de História em sala de aula.