terça-feira, 03/04/2012

Olimpíadas de Matemática e Português têm inscrições abertas. Saiba como participar

Competições são direcionadas a alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental. Escolas de todo o Estado podem concorrer Uma forma de colocar o conhecimento em prática de forma divertida. Esse […]

Uma forma de colocar o conhecimento em prática de forma divertida. Esse é um bom argumento para que as escolas ao redor do Estado participem das competições de português e matemática que acontecem esse ano. Para concorrer na “3ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro”, a adesão deve ser feita até 25 de maio. Já o prazo para se cadastrar na Olimpíada Brasileira de Matemática termina em 30 de abril. Descubra abaixo como se inscrever a participar dessas disputas.

34ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Podem participar desta competição alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, além de estudantes universitários de graduação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela escola, até 30 de abril, no site da Olimpíada.

A disputa acontece em três fases, a primeira delas é composta por uma prova, que será realizada no dia 16 de junho. A segunda etapa ocorre em 22 de setembro e a terceira nos dias 27 e 28 de outubro.

Os alunos com melhor desempenho receberão medalhas, além de certificados de menção honrosa. Os medalhistas ainda poderão participar da seleção para formar as equipes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais de Matemática. A divulgação dos resultados acontecerá durante o mês de dezembro.

A Olimpíada Brasileira de Matemática, competição realizada desde 1979, é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).

3ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro

Para participar da competição voltada para a Língua Portuguesa, as escolas devem se inscrever no site da iniciativa até 20 de maio. Podem concorrer alunos de 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas pelos professores.

Na disputa, no entanto, cada uma das faixas etárias terá um desafio diferente. O tema para os estudantes de 5º e 6º anos serão os poemas. Os estudantes de 7º e 8º anos deverão escrever memórias literárias. Alunos do 9º ano do fundamental e 1ª série do Ensino Médio participarão com crônicas. Para os jovens de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio o desafio será elaborar artigos de opinião.

O cronograma da competição prevê ainda oficinas nas escolas para a produção dos textos entre até 31 de agosto. As fases eliminatórias, que serão realizadas nas escolas, nos municípios e nas regionais, acontecem entre setembro e novembro. Em dezembro será realizada a final nacional.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, em parceria com o Canal Futura, Rede Globo, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A coordenação técnica do projeto é feita pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).