• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 25/02/2016
Pais e Alunos

Olímpiadas revelam mais de 700 talentos jovens da matemática em São Paulo

O cadastro deve ser feito pela direção das unidades até 1º de abril

A rede estadual de São Paulo, em 2015, conquistou 756 medalhas nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O objetivo da competição é estimular o conhecimento e revelar jovens talentos. Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio – os projetos realizados nas próprias escolas também são reconhecidos na seleção. O cadastro deve ser feito pela direção das unidades até 1º de abril. Clique aqui para fazer a inscrição.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A OBMEP já ofereceu a mais de 36 mil alunos, ao longo das 12 edições, de todo o Brasil a oportunidade de estudar Matemática por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e mais de 1800 alunos participaram do programa como ouvintes. Na rede estadual, as Olimpíadas também contribuíram para a formação de clubinhos de Matemática e iniciação científica. 

As provas

A OBMEP é dividida em duas fases. A primeira traz 20 questões, diferenciadas por níveis (6º e 7º anos Fundamental; 8º e 9º anos Fundamental; e Ensino Médio). A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP. A etapa 2 é discursiva e composta por seis questões. Participam da última fase apenas alunos classificados.

Neste ano, serão entregues às escolas 105 Kits esportivos e 405 Kits de material didático e 15 troféus. Já os professores receberão um tablet, um diploma e um CD com as edições da Revista do Professor de Matemática (RPM-SBM).