• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 09/02/2018
A Escola Que Queremos

Online e gratuita, alunos da rede têm acesso à biblioteca pessoal de Fernando Pessoa

O acervo é composto por mais de 1140 volumes deixados pelo próprio poeta

Visitar a Biblioteca pessoal de Fernando Pessoa era uma tarefa possível apenas a quem estivesse de passeio pela cidade de Lisboa, em Portugal. Mas, com a internet, os interessados do mundo todo podem conferir o acervo formado por mais de 1140 obras deixado pelo poeta. E o melhor, é tudo gratuito. Clique aqui para acessar o conteúdo.

É possível consultar as obras do acervo por título, data, gênero, anotações, dedicatórias, selos e estudos. Todas as páginas de cada uma das obras foram digitalizadas e disponibilizadas para consulta, com a possibilidade de download de obras completas.

De acordo com o site, a coleção começou a ser construída gradualmente em 1898, com livros escolares. Alguns dos últimos livros a fazerem parte da biblioteca provavelmente foram publicações de 1935. Oito línguas encontram-se representadas no acervo: espanhol, francês, galego, grego, inglês, italiano, latim e português.

Trata-se de uma biblioteca única em Portugal, não só por ter pertencido ao seu maior poeta, mas porque nela encontram-se títulos raros que não estão disponíveis em nenhuma outra biblioteca pública do país.