• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 07/04/2016
Boas Práticas

Orquestra sinfônica se apresenta e dá “aula” em escola de Paraisópolis

Apresentação aconteceu no último domingo (3), em uma unidade do programa Escola da Família

No último fim de semana, alunos, professores e toda a comunidade do bairro de Paraisópolis, em São Paulo, tiveram a oportunidade de presenciar uma apresentação musical especial na região da E.E. Professor Homero dos Santos Fortes. A unidade escolar, uma das 2.434 que fazem parte do programa Escola da Família, da Educação, recebeu os integrantes da orquestra sinfônica Filarmônica que, além de promover uma apresentação de música clássica, trouxe para dentro da escola uma verdadeira aula sobre instrumentos musicais, arranjos, entre outros componentes que fazem parte de uma orquestra.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O maestro Paulo trouxe não só a apresentação, como todo o conhecimento de música clássica para as pessoas que estiveram aqui. Houve apresentação de instrumentos, criação de arranjos, entre outras atividades”, afirma Dalila Alves Branco Vitorino, vice-diretora do programa Escola da Família na E.E. Professor Homero dos Santos Forte.

A escola pretende trazer novamente a orquestra, que tem em seus integrantes alguns ex-alunos da unidade de ensino. Mas desta vez, o objetivo é atingir todos os estudantes com a “aula” de música clássica. “O principal objetivo da escola, enquanto instituição, é ir além do ato de educar. Temos que valorizar todos os contextos tanto dentro, quanto principalmente fora da escola. E trazer esse tipo de conhecimento para dentro de nossa escola nos possibilitou ampliar o conhecimento dos alunos que estiveram presentes na ocasião. Agora vamos tentar trazê-los para se apresentar durante o horário normal de aula, para que todos os estudantes tenham a possibilidade desse aprendizado”, afirma Dalila.

Seja voluntário no Escola da Família

As unidades de ensino participantes do Escola da Família estão com inscrições abertas para novos voluntários. Figuras importantes na mediação entre escola e comunidade, os “parceiros da educação” atuam no planejamento e promoção de ações gratuitas de esporte, cultura, lazer, saúde e trabalho. Todos são supervisionados pelos vice-diretores e professores coordenadores das diretorias.

O cadastro deve ser feito nas próprias escolas. É necessário o preenchimento de uma ficha com nome, RG e CPF e a apresentação de um projeto que queira realizar na unidade. Todo plano de atividades deve ser feito de acordo com as habilidades e competências do voluntário e as necessidades da própria unidade escolar.

Clique aqui e encontre a escola mais próxima de sua casa

Comunidade Leitora

A leitura foi um dos focos do Escola da Família em 2015. Ao longo do ano foi implantado o projeto “Comunidade Leitora” que transformou as unidades de ensino em verdadeiros espaços de leitura a céu aberto. Além de um acervo variado de livros, revistas e jornais, os espaços também foram palcos de eventos literários.