• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 14/09/2015
Cultura é Currículo

Oscar de Itaquaquecetuba premia “roteiristas” da rede estadual

Projeto, que chega a sua 7ª edição, reuniu 2,4 mil estudantes de escolas estaduais

O já tradicional “Oscar de Itaquaquecetuba”, realizado pela Diretoria de Ensino da região e que envolve 41 escolas estaduais, chegou à 7ª edição este ano. E com uma novidade: os alunos internos da Fundação Casa Itaquá também participaram do projeto e produziram um filme. Nesta segunda-feira (14), os 80 projetos autorais dos estudantes da região serão apresentados em cerimônia no Cemforpe de Mogi das Cruzes, a partir das 14h.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Outra novidade do projeto Cine&Arte é a realização do evento em duas etapas. No primeiro dia, serão apresentadas 56 produções, sendo 21 filmes de animação e 35 curta-metragens nos gêneros romance, terror, drama, comédia, ação e documentário, alguns deles com a colaboração de pais e comunidade. Na segunda fase, que ocorre em 27 de outubro, será a vez da mostra dos 25 videoclipes produzidos pelos alunos que, inclusive, criaram as próprias músicas. Os alunos da Fundação Casa, assim como todos os estudantes envolvidos, receberão certificado de participação e serão representados no evento por uma equipe da unidade.

O projeto estimula a criação de filmes e produções cinematográficas pelos estudantes em parceria com a comunidade, pais e professores e com toda a equipe escolar. A pré-produção e a produção foram realizadas a partir do acervo de vídeos e CDs distribuído pela Educação, que inclui também orientações técnicas e workshops. Com uma câmera ou celular na mão, os estudantes ficaram livres para colocar a imaginação para funcionar. A tarefa de julgar os melhores trabalhos caberá a uma comissão formada por cineastas, atrizes, músicos e roteiristas.

Cinema Vai à Escola

Pensando em deixar as aulas cada vez mais atrativas, a Educação oferece aos alunos o projeto Cinema vai à Escola, que consiste em exibir filmes nas unidades da rede estadual, levando mais entretenimento e informação aos alunos. As sessões acontecem conforme a necessidade dos professores de complementar a matéria que lecionam.