quarta-feira, 09/11/2005

Outro olhar sobre o Rio Sorocaba

Em comemoração aos 351 anos do município de Sorocaba, a Diretoria de Ensino da região promoveu o concurso do projeto “Águas de Sorocaba, uma reflexão sobre a importância do Rio […]

Em comemoração aos 351 anos do município de Sorocaba, a Diretoria de Ensino da região promoveu o concurso do projeto “Águas de Sorocaba, uma reflexão sobre a importância do Rio Sorocaba” – um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo e o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê.

Os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das 55 escolas estaduais da cidade conheceram a história do rio que, na época da colonização, recebeu em seu leito os tropeiros, a visita da família real, os desbravadores que partiram para o sertão. Hoje, 1,2 milhão de pessoas utilizam suas águas.

O projeto, de caráter interdisciplinar, estimulou uma reflexão sobre o Rio Sorocaba e sua importância para a fundação e o desenvolvimento sócio-econômico do município . “É muito importante que os alunos aprendam a conhecer, a valorizar e a respeitar a história de Sorocaba. Esse resgate foi um dos objetivos do projeto”, afirma Maria Armida Baddini de Menezes, dirigente regional de ensino.

Na primeira semana de novembro, 32 alunos e oito professores receberam medalhas e outros prêmios doados pelas empresas da região e pelo comércio local.

Os trabalhos dos alunos foram divididos nas categorias des enho, fotografia, cartão postal, produção de texto. Os professores concorreram nas categorias produção de texto (crônica ou poesia), elaboração de blogs, produção de vídeo-documentário com o tema “Águas de Sorocaba”.

A exposição continua no CEFAM Professor João Tortello e pode ser visitada pela comunidade. Um dos trabalhos que mais chamou atenção foi o vídeo-documentário do professor de Matemática, Maurício Tavares da Mota, da EE Ezequiel Machado Nascimento. Ele gravou e editou o material sobre o rio, que levou o nome de “Rio Pirajibu em busca da felicidade”, com foco questão da conscientização ambiental.

Na próxima semana, o vídeo será distribuído para as 84 escolas da Diretoria de Ensino de Sorocaba. O projeto também propiciou uma bolsa de estudos para os três primeiros colocados do ensino médio na categoria desenho, na escola de arte mais conceituada da cidade, a Pró-Arte. Cada escola montou um blog para o projeto. Um dos destaques foi o da Escola Estadual Monteiro Lobato, que pode ser visitado no endereço: http://eemonteirolobato.blig.com.br.

Mais informações sobre o projeto, na página do site da Diretoria de Ensino de Sorocaba: www.desorocaba.kit.net.

Luciane Salles