• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/10/2016
Boas Práticas

Outubro Rosa: escola estadual promove palestra de conscientização sobre o câncer de mama

Evento acontece neste sábado, na E.E. Nicéia Albarello Ferrari, em Diadema

Outubro é o mês da conscientização e prevenção do câncer de mama, doença que atinge mulheres acima de 35 anos de idade. De acordo com dados da Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), neste ano, são esperados 57.960 novos casos em todo o Brasil, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A E.E. Nicéia Albarello Ferrari, situada em Diadema, realiza no próximo sábado (22), durante o Programa Escola da Família, uma palestra interativa com representantes do projeto “De Peito Aberto”, iniciativa da jornalista e escritora Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi que mostra o câncer de mama sob um olhar mais humano e sensível.

O evento será aberto à comunidade e está previsto para começar às 10h30. “Esse evento será muito importante para a escola, principalmente para mim, que já passei por essa situação e tenho pessoas na família com câncer”, destaca Sueli Azevedo de Moraes, vice-diretora do Programa Escola da Família na unidade de ensino e responsável pela realização do evento.

“Apesar de ser raro, esse tipo de câncer também atinge os homens. E um dos objetivos dessa palestra é desmistificar esse estereótipo de que o Outubro Rosa é somente para a mulher. Queremos trazer essa discussão para a escola e fazer com que essa reflexão chegue nas famílias que vão participar”, afirma Ademir Soares dos Santos, diretor da escola.

Outubro Rosa

Campanha que tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha Outubro Rosa nasceu na década de 1990. De lá para cá, a data é celebrada anualmente, com foco no compartilhamento de informações entre outras ações de conscientização da doença.

Neste ano, o Governo do Estado de São Paulo preparou um especial com histórias de superação, motivação e vitórias de pacientes, voluntários e especialistas contra o câncer de mama. Clique aqui e confira.

Serviço
Local: E.E. Nicéia Albarello Ferrari
Endereço: Rua São João, 200, centro de Diadema
Data e horário: 22/10/2016 às 10h30 na unidade estadual de ensino
Palestra: De Peito Aberto – A autoestima da mulher com câncer de mama: uma abordagem humanista