• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 29/11/2005
Últimas Notícias

Padaria Artesanal: mais 100 kits serão instalados em escolas da rede estadual.

4 mil escolas da família ajudam a formar padeiros nos fins de semana Só na região de São José dos Campos, foram entregues 53 kits da Padaria Artesanal. Lançado há […]

4 mil escolas da família ajudam a formar padeiros nos fins de semana

Só na região de São José dos Campos, foram entregues 53 kits da Padaria Artesanal. Lançado há três anos, o programa faz parte da plataforma de atendimento social do Estado e vem integrando escola e comunidade, tanto na confecção de pães nas cozinhas da rede pública quanto na formação de mão de obra.

A festa do pão e cultura durou três horas na Escola Estadual Pedro Mazza: a Dança de Moçambique abriu a cerimônia de entrega dos kits; depois entrou no palco o Coral Ayr Picanço. Houve ainda depoimentos de voluntários que participam do projeto.

Além de São José dos Campos, outras regiões foram beneficiadas com a ação de inclusão social e formação de mão de obra:

Jundiaí recebeu 24 kits, Bragança Paulista recebeu 23 kits, as DE’s de Caraguatatuba, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Taubaté, que também participaram da cerimônia receberam mais um 1 kit cada.

O Programa de Padarias Artesanais (do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), foi criado há três anos e incentiva as pessoas a trabalharem juntas no combate à pobreza indo ao encontro do que foi proposto pelas Nações Unidas nas Metas do Milênio. O programa fortalece as lideranças comunitárias e pode gerar o início de toda uma transformação na comunidade, desde o resgate da dignidade até o verdadeiro exercício da cidadania.

A primeira-dama Lu Alckmin e o secretário Gabriel Chalita estiveram presentes à cerimônia.

Geração de emprego e renda

Monitores e profissionais viabilizam o programa capacitando mão de obra em todo o Estado: são pessoas indicadas pelos fundos municipais e entidades cadastradas. Posteriormente, são entregues os kits de Padaria Artesanal, compostos por um forno de inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e um botijão de gás, doados pela iniciativa privada. O kit custaria de R$800,00 a R$1.200,00

Na prática, cada entidade ou escola indica dois participantes que, após um dia de curso no Fundo Social, recebem um certificado da Secretaria da Agricultura e tornam-se multiplicadores nas suas comunidades, repassando as instruções recebidas.

Ao todo, já foram capacitados mais de 13 mil agentes multiplicadores no Estado. Atualmente, há quase 7 mil padarias implantadas em todo o Estado e em 2.500 entidades sociais e associações comunitárias da Capital, cadastradas no Fussesp.

Também já estão capacitadas representantes de cerca de 4.000 escolas do Programa Escola da Família, que permanecem abertas nos fins de semana com atividades culturais, esportivas, de lazer e profissionalizantes. O objetivo é levar os kits a 5.600 escolas, em todo Estado.