• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 07/02/2012
Últimas Notícias

Pais: 10 dicas valiosas para manter seu filho seguro na internet

Não sabe como manter seu filho protegido na internet? Listamos dez dicas de segurança online para crianças e adolescentes Pesquisas, leituras de sites e blogs, cursos online, troca de emails […]

Não sabe como manter seu filho protegido na internet? Listamos dez dicas de segurança online para crianças e adolescentes

Pesquisas, leituras de sites e blogs, cursos online, troca de emails e mensagens instantâneas com os professores. O uso da internet – que até pouco tempo atrás era encarado pelos pais como horas de lazer – hoje pode ser visto como um grande aliado para o aprendizado dos filhos. O novo desafio, no entanto, é manter os pequenos – e principalmente os adolescentes – longe de conteúdos impróprios e, sobretudo, em segurança na web. Como fazer isso sem ficar 24 horas de olho nas crianças? Siga nossas dicas para manter sua família protegida.

1- Mantenha o antivírus do computador atualizado. Prefira você mesmo realizar essa tarefa, em vez de deixar na mão dos filhos, que podem acabar se esquecendo da atualização.

2- Se sua família compartilha um mesmo computador, crie perfis diferentes de acesso para cada usuário, com senhas diferentes. Assim a criança não terá acesso ao conteúdo que não é indicado para a idade dela.

3- Proteja os perfis com senhas. Uma boa senha deve ter pelo menos oito caracteres (letras, números e símbolos) bem misturados para que seja difícil de ser descoberta. E deve ser trocada regularmente.

4- Instale no computador uma ferramenta de controle dos pais. Elas podem ser compradas de empresas especializadas em segurança ou junto com a internet banda larga de operadoras. Essas ferramentas reúnem diferentes opções para o perfil “criança” e “adolescente”, estabelecendo o tempo máximo de navegação diária e também filtros que bloqueiam buscas por assuntos impróprios, como “drogas” e “sexo”.

5- Para que os filhos respeitem o controle de conteúdo designado pelos pais, é importante que a decisão de instalar uma ferramenta de segurança seja tomada em família, com o envolvimento dos filhos. Esse é um jeito de garantir que as crianças se sintam respeitadas pelos pais e, portanto, passem a também respeitar as regras impostas a elas.

6- As regras para o uso da internet precisam ser conhecidas por todos da família e, mesmo que algumas pessoas pensem de modo contrário, é importante que o motivo para cada uma delas fique bem claro. Os filhos têm o direito de saber o motivo pelo qual os pais consideram um determinado conteúdo impróprio.

7- Para garantir o respeito às regras, uma boa prática é manter o computador em um local de uso comum da casa, como a sala.  Não deixe o computador no quarto dos filhos, por exemplo.

8- Mesmo usando ferramentas de filtro e bloqueio, a presença dos pais na rotina das crianças e adolescentes é essencial. Perguntar sobre seus interesses na web e participar da vida online dos filhos (principalmente dos mais novos) é um grande passo para mantê-los seguros.

9- Ensine seus filhos a não fazerem downloads de músicas ou arquivos sem sua permissão. Se eles compartilharem arquivos, textos ou desenhos é bom que saibam como não infringir leis de direitos autorais ou cometer algo ilegal.

10- Ensine seus filhos a confiar em suas intuições. Se algo online os deixa nervosos, eles devem dizer isso a você.