• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 17/11/2016
Boas Práticas

Pais e alunos estrangeiros mostram a cultura de seu país na Feira das Nações

Evento é promovido pela E.E. Romão Puiggari, em São Paulo, com entrada gratuita

Quem for à E.E. Romão Puiggari no próximo sábado (19) terá a oportunidade de conhecer a cultura e saborear os pratos típicos de dez países diferentes. Intitulada de Feira das Nações, a proposta da atividade é que pais e alunos estrangeiros apresentem comidas, doces e bebidas típicas, além das danças e exposições de seus respectivos países.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Teremos barracas com pratos do Peru, Chile, Brasil, Bolívia, Marrocos, entre outros. Também teremos apresentações de dança, feitas pelos próprios alunos”, afirma Andréa Severino, diretora da escola.

O evento começa às 9h e segue até as 15h. A entrada é gratuita para membros da comunidade escolar e demais pessoas.

Escola com grande número de alunos estrangeiros

A escola estadual tem longo histórico com alunos vindos de outros países. Desde sua fundação, a unidade recebe um grande número de alunos imigrantes. “Temos alunos bolivianos, marroquinos, sírios, chilenos, entre outros. Atualmente, aproximadamente 30% dos estudantes matriculados em nossa escola são de outros países”, destaca a diretora.

“Recentemente vieram duas alunas da Síria. Elas não sabiam falar nada em português e hoje já conseguem se expressar, estão mais soltas. A comunicação com o pai é feita pelo nosso coordenador pedagógico, que fala inglês”, conclui Andréa.

Mais de 8 mil alunos de outros países na rede estadual

Em um último levantamento feito pela Educação, ficou constatado que a rede estadual paulista tem mais de 8 mil estudantes de 90 países. Apenas nos últimos dois anos, o número de haitianos, por exemplo, cresceu 14 vezes. Um deles foi Harolson Gerome, de 10 anos. 

Confira a história do aluno no vídeo ao lado.