• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 30/10/2013
Boas Práticas

Pais e alunos participam de projeto “Cuide-se Bem” sobre qualidade de vida

Ação idealizada por professora mediadora tem transformado a vida dos estudantes e seus pais

No lugar de fast food, comida saudável. William Barros aprendeu a fazer escolhas diferentes na hora das refeições depois de participar das oficinas do projeto “Cuide-se Bem”, desenvolvido na E.E. Professor José Arantes da Terra, em Araçatuba.

O “Cuide-se Bem” nasceu em 2010, idealizado pela professora mediadora Maria Isabel Moura, preocupada em destinar meios para os alunos alcançarem qualidade de vida. “A escola está em uma comunidade simples, onde parte das famílias não dispõe de recursos. O projeto é a única oportunidade de muitos alunos”, fala Isabel.

A cada 15 dias, o aluno do Ensino Fundamental passa por aulas de culinária com nutricionistas voluntárias que fazem os alunos colocarem a mão na massa, aprendendo o certo e o errado na hora de colocar a comida no prato. Os participantes aprendem na prática os valores de cada alimento e a forma ideal de prepará-los. “Antes, a maioria das coisas que comia levavam muito óleo. Agora, procuro seguir as dicas das nutricionistas”, diz William.

Além de nutricionistas, também colaboram psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, educador físico, assistente social e dentistas. Duas vezes por mês, os profissionais prestam consultoria aos alunos, orientando sobre assuntos que tratam da vida emocional à saúde bucal.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Lugar de pai é na escola  

Um dos objetivos da professora Isabel é envolver a família nas atividades escolares. Para alcançar a meta, uma vez por mês, os pais ocupam as cadeiras da sala de aula e participam de uma reunião nada convencional.

“Não discutimos só o comportamento de nossos filhos, os professores expõem as atividades que acontecem na escola e sempre há um convidado especial para palestrar”, explica Solange Brito Evangelista, mãe de William Barros.

Nas reuniões, os pais também recebem o atendimento dos profissionais, um atrativo extra para envolvê-los. “A figura do pai e da mãe no ambiente escolar exerce um peso importante na construção do caráter estudantil do adolescente. Com os responsáveis presentes, eles se sentem assistidos e entendem que a escola é parte crucial de sua trajetória”, acredita a professora.