• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 03/12/2007
Últimas Notícias

Países latino-americanos adotam escolas estaduais

Parceria entre Secretaria de Estado da Educação irá ampliar Rede Ibero-americana de Ensino; anuncio será nesta 4ª A Secretaria de Estado da Educação assina nesta quarta-feira, 5 de dezembro, parceria […]

Parceria entre Secretaria de Estado da Educação irá ampliar Rede Ibero-americana de Ensino; anuncio será nesta 4ª

A Secretaria de Estado da Educação assina nesta quarta-feira, 5 de dezembro, parceria com cinco entidades para criação da Rede Ibero-Americana de Ensino Fundamental. Trinta e duas escolas estaduais serão “adotadas” por países da América Latina, com benefícios específicos.

São Paulo conta hoje com 24 escolas estaduais com ligação a países latino-americanos. Todas têm nomes de países ou personalidades da região. Agora, oito receberão novos nomes e entrarão no grupo. Essas escolas são apoiadas pelo Memorial da América Latina, GRULAC (Grupo de Cônsules da América Latina e do Caribe), Instituto Cervantes, Portal Universia e Banco Santander. Na quarta-feira, dia 5, o Banco Santander – pelas mãos de seu presidente no Brasil, Gabriel Jaramillo – doará 290 computadores à Rede Ibero-americana de Ensino Fundamental, que repassará a estas escolas.

Além dos computadores, as escolas recebem apoio de consulados em São Paulo. Os alunos aprendem, por exemplo, língua espanhola e passam a ter noções sobre os países e personalidades que dão nome à sua escola.

A secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, irá anunciar os oito novos nomes de escolas estaduais. O uruguaio Enrique Iglesias, ex-presidente do BID e atual secretário da Cumbre Ibero-americana, também participará da cerimônia. Ele conhecerá o projeto com a idéia de propor – na reunião de 2008 da Cumbre, em El Salvador – que os países da região façam o mesmo em suas escolas públicas, incluindo homenagens ao Brasil. Uma das escolas estaduais receberá o nome de Joaquim Suarez, primeiro presidente uruguaio. Libertador dos escravos, foi dos raros políticos admirados até por seus adversários, que respeitavam seu patriotismo e retidão.

Além dos diretores de todas estas escolas estaduais, autoridades educacionais e do corpo consular, estarão presentes cerca de 480 estudantes, representando a maioria das escolas. As escolas República do México, Gabriela Mistral e Joaquín Suarez farão pequenas apresentações musicais em espanhol.

Novos nomes

Escola Estadual República de Honduras

Escola Estadual José de San Martín

Escola Estadual República do Haiti

Escola Estadual República da Guatemala

Escola Estadual República do Suriname

Escola Estadual Belize

Escola Estadual República da Nicarágua

Escola Estadual Joaquin Suarez

REDE IBERO-AMERICANA DE ENSINO BÁSICO

Cerimônia de lançamento: 5 de dezembro, às 11h

Auditório Simón Bolívar / Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda