• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/04/2019
Cultura é Currículo

Palestra discute obra e legado de Candido Portinari

Ação gratuita acontece nesta quarta-feira, 24

O Museu Casa de Portinari – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – recebe nesta quarta-feira, dia 24 de abril, às 19h, uma palestra sobre os murais feitos por Candido Portinari, um dos maiores artistas plásticos do Brasi.

A palestra é gratuita e não é necessária inscrição prévia. 

Com o tema Aspectos iconográficos das obras do Museu Casa de Portinari, o evento busca jogar luz nos murais, parte significativa do acervo do museu e de toda a obra do artista. A palestra será ministrada por Percival Tirapeli, artista plástico, pesquisador, mestre e doutor em Artes pela ECA/USP.

Percival é especialista na obra do artista e desenvolve um trabalho de pesquisa sobre os fundamentos estéticos de artistas brasileiros. “Todos os detalhes e o contexto histórico levantados pelo estudioso são imprescindíveis para compreendermos a produção plástica e poética de Candido Portinari, as relações do artista com a casa, com a família e as especificidades que devem ser respeitadas e contempladas”, explica Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari.

Essa é uma das muitas ações no Museu Casa de Portinari, que tem como intuito preservar e divulgar a obra de Candido Portinari. Professores e alunos do Ensino Médio estão convidados a participar da palestra e usar seus conteúdos em sala de aula. “Ações assim são fundamentais porque geram grande impacto pedagógico nos alunos”, ressalta o secretário executivo Haroldo Rocha.

Serviço:

Palestra: “Aspectos iconográficos das obras do Museu Casa de Portinari”
Data: 24 de abril de 2019
Horário: quarta-feira, às 19h
Local: Museu Casa de Portinari
Endereço: Praça Candido Portinari, n°298 – Centro – Brodowski/SP
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita