• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 17/06/2019
Boas Práticas

Palestra para professores nesta quarta (19) aborda física, esporte e corpo humano

Encontro é gratuito e aberto a professores de toda a rede pública.

Por que na marcha atlética é preciso rebolar? O que acontece com as calorias que consumimos? O que quer dizer pressão “12 por 8”? Pode parecer pouco importante, mas essas e outras curiosidades são fundamentais na vida cotidiana e misturam diversas disciplinas passadas no currículo escolar.

Pensando nisso, o Instituto de Física da USP (IFUSP) promove uma série de palestras que chega em seu último evento nesta quarta (19), das 14h às 16h, no Auditório Adma Jafet, na sede do IFUSP, no campus da USP na Capital.

Entitulado “Física, esporte e corpo humano”, o encontro é gratuito e irá explorar aspectos físicos nos esportes e no corpo humano, bem como abordar essas pequenas curiosidades e preparar para o vestibular. “Física é um dos componentes mais intricados no vestibular, e requer muita atenção dos alunos. É fundamental que nós, professores, estejamos preparados para passar esse conteúdo da melhor forma possível”, explica James Coleman, professor de física da rede.

Nesta quarta, o tema é a óptica do olho humano: globo ocular; córnea; cristalino. Difração na pupila: a muralha da China é visível, a olho nu, da Lua? Por que estrelas são desenhadas como uma espécie de asterisco?

“A física não está presa nas páginas dos livros didáticos ou no quadro-negro; ela também está presente em muitas das nossas atividades do dia a dia. Procurar a física que existe nas atividades esportivas nos ajuda a entender melhor essa ciência, e apreciar mais os esportes”, explica Otaviano Helene. Doutor em Física e professor da USP desde 1977, ele será o responsável por ministrar as atividades propostas nos encontros.

O encontro é uma parceria com a Educação e é aberto a professores de toda a rede pública.