Sabia que os alimentos que você consome à noite influenciam nas suas horas de sono? Comidas pesadas e bebidas estimulantes são capazes de causar inquietação e insônia, os inimigos de um descanso noturno tranquilo. É por isso que o correto é controlar o que se ingere nas últimas horas do dia, pois o metabolismo é mais lento.
Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook
Alimentos leves como leite, queijos magros e iogurtes variados sustentam e são fonte do aminoácidotriptofano, um eficiente para o relaxamento do corpo. Outras opções positivas são a banana, a alface, a soja, a couve e o grão-de-bico. As sopas também são uma boa pedida para o jantar, e os chás naturais garantem um bom relaxamento noturno.
O que evitar?
Os grandes vilões da alimentação noturna são as comidas gordurosas e pesadas. Carne vermelha, pratos com queijo e frituras são capazes de atrapalhar uma boa noite de sono, além de serem armazenados no organismo como gordura.
Outro cuidado importante envolve o consumo de estimulantes, que tenham cafeína em sua composição. Ou seja, o chocolate e bebidas como café, chá-verde, mate, refrigerantes e até as oleoginosas devem ser evitadas.