segunda-feira, 04/04/2005

Paranapanema inicia programa de educação ambiental com alunos e professores da rede

O Programa de Educação Ambiental ‘Um Pontal Bom Para Todos’ é uma das estratégias de conservação da natureza desenvolvida no município de Teodoro Sampaio (Diretoria de Ensino de Mirante do […]

O Programa de Educação Ambiental ‘Um Pontal Bom Para Todos’ é uma das estratégias de conservação da natureza desenvolvida no município de Teodoro Sampaio (Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema) que beneficia mais de 3,5 mil alunos da região.

A iniciativa tem como principal finalidade integrar alunos e educadores nas atividades de pesquisa e conservação ambiental para a busca de melhorias socioambientais que beneficie as comunidades e o meio ambiente.

Estudo do Meio No Rio Paranapanema e durante trilha interpretativa do Morro do Diabo

Dirigido diretamente aos diversos componentes sociais, o projeto conta com a parceria de instituições envolvidas com as causas socioambientais atuantes no Pontal, dentre elas: Secretaria de Estado da Educação, Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema, Prefeitura Municipal, Polícia Ambiental, ITESP, Incra e Departamento Municipal de Meio Ambiente e de Educação.

O Programa adota como linha de atuação a informação e conhecimento prático, mobilização comunitária, inclusão social e geração de renda, além da avaliação e monitoramento.

As ações deste ano serão planejadas de forma a atingir diretamente a rede estadual de ensino e a sociedade local: diretores e coordenadores de ensino, professores, estudantes, mulheres e pequenos produtores assentados, lideranças locais, órgãos e instituições públicas e privadas e tomadores de decisão.

As atividades programadas para estão ano são:

· 50 Palestras Temáticas a serem proferidas nas escolas rurais e urbanas e para a comunidade em geral do município de Teodoro Sampaio.

· 02 Exposições Ecológicas.

· 10 visitas monitoradas ao Parque Estadual do Morro do Diabo / Estação Ecológica Mico-leão-preto.

· 01 Fórum Participativo de abrangência regional.

· 02 Cursos de Capacitação Ambiental para Professores (sendo uma turma formada pelos alunos do último ano de formação do CEFAM).

· 01 Curso de Educação ambiental para Adolescentes.

· 01 Curso de Educação ambiental para Estudante.

· 01 Workshop de Educação para conservação para estudantes, adolescentes e professores.

· 01 Semana do Meio Ambiente.

· 01 Semana da Árvore.

· 02 Spots.

· 03 Oficinas de Capacitação para Mulheres Artesãs.

· 09 “Manhã de Ciência”.

· Produção de Material Didático.

Para mais detalhes sobre o programa acesse:

Paola Martins