terça-feira, 10/09/2019
Creche Escola

Parapuã recebe unidade do Programa Creche Escola

Investimento foi de R$ 1,5 milhão na construção; unidade é a 38º entregue pela atual gestão

Nesta terça-feira (10) o Governo do Estado de São Paulo entregou mais uma unidade do Programa Creche Escola, dessa vez na cidade de Parapuã, na região administrativa de Tupã.

A Creche Escola Pequeno Príncipe tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. “Todas nossas unidades são padronizadas e possuem uma planta específica, possibilitando assim uma entrega de qualidade a todos”, cita Leandro Damy, presidente da FDE. Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A construção foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,5 milhão do governo paulista, em parceria com a prefeitura local, no programa que vem viabilizando diversas creches no estado. “A parceria que vem entregando creches no estado é fundamental para os municípios. É uma satisfaça imensa inaugurar uma unidade escolar, que irá mudar a vida de crianças e também das mães e dos pais de nossa comunidade”, comemora Glaucia Canales de Souza, diretoria do departamento de Educação do município.

Essa é a 38ª creche escola da atual gestão, e até o fim da gestão, a meta é entregar 2.000 unidades. “Essa é uma creche no modelo do Governo do Estado de São Paulo, tem todos os equipamentos necessários às crianças. É aqui que se inicia, ainda na primeira infância, de uma maneira mais justa e melhor, a trajetória de meninos e meninas. Por isso, oferecemos tudo o que uma creche privada oferece”, ressaltou o Governador João Doria.

O Programa Creche Escola prevê a parceria entre município e estado. Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE.

A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. “Queremos dar uma vazão maior a regiões que precisam desse investimento e possam usufruir cada vez mais dos investimentos em parceria entre Governo e Estado”, pontua o secretário Rossieli Soares.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 372 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 245 estão em execução. Na região de Tupã, já foram entregues seis unidades e outras cinco com obras em andamento com previsão de 650 novas vagas.