quinta-feira, 06/05/2004

Parceria coloca jovens da Febem em vagas na Secretaria da Cultura

O secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, participou nesta quinta-feira, dia 5, da Assinatura de Termo de Parceria e Protocolo de Intenções para contratação de 25 jovens da Fundação […]

O secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, participou nesta quinta-feira, dia 5, da Assinatura de Termo de Parceria e Protocolo de Intenções para contratação de 25 jovens da Fundação para o Bem-estar do Menor (Febem), que terão o primeiro emprego em museus, teatros e demais espaços da Secretaria de Estado da Cultura ainda neste semestre, através do programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, da Secretaria de Estado do Emprego e Relações com o Trabalho.

Durante o evento, o secretário da Educação, destacou a experiência com jovens da Febem que surpreendem nas atividades que desenvolvem, sejam musicais ou nas colocações do primeiro emprego. “Nenhum de vocês será o mesmo depois da experiência de trabalhar com orquestras ou museus, por exemplo. Estou contando os dias para ver essa experiência começar”, disse Chalita.

A secretária da Cultura, Claudia Costin, elogiou os meninos que conseguiram o primeiro emprego e ressaltou: “duvido que se conseguisse um emprego mais charmoso do que esta parceria, que vai permitir que vocês trabalhem em teatros e museus”.

Gabriel Chalita acrescentou ser muito bom acompanhar a evolução dos jovens que saem da Febem. “Como a secretária Claudia Costin colocou, que esse será um trabalho muito charmoso, acredito que os jovens vão ganhar uma experiência muito enriquecedora”.

O secretário também se referiu às dificuldades a serem enfrentadas e que estes jovens sabem a exata noção de dificuldade. “É preciso saber que a vida é um desafio enorme e é bom à gente ter a certeza de que se está fazendo o bem”, comentou completando, “esta é uma grande oportunidade e tenho certeza do sucesso de todos. Daqui a 100 anos ninguém vai se lembrar das nossas posses, dos nossos bens, carros, etc, mas do bem que a gente fez”.

Chalita aproveitou para elogiar as empresas que participam da parceria. “As empresas que contribuem na parceria estão dando uma enorme contribuição social e uma oportunidade impar. É bom olhar para os jovens que enxergam o futuro, a esperança e o novo tempo”, disse.

Cada jovem trabalhará cinco horas por dias e irá receber um salário mensal de R$ 162,00, mais cesta básica e vale transporte. Emocionado, Silas dos Santos Melo, um dos jovens da Febem que terá o primeiro emprego através dessa parceria, agradeceu a todas as pessoas. “Agradeço a todos que deram essa oportunidade de mudança de expectativa de vida melhor para todos nós”.

A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado com a Companhia Brasileira de Alumínio, Febem e as Secretarias de Estado da Educação e do Emprego e Relações com o Trabalho, onde o Governo é responsável pelas vagas de estágio e metade do gasto com os salários e a iniciativa privada arca com a outra parte.

Fotos: