sexta-feira, 30/11/2018

Parceria com multinacional beneficia 450 alunos da rede

Acordo entre o governo estadual e a empresa Qualcomm auxiliou o desenvolvimento da educação digital em dez escolas

Projetos de robótica premiados foram expostos durante o evento

Nesta sexta-feira (30), o secretário de Estado da Educação João Cury participou da cerimônia de encerramento da parceria com a multinacional Qualcomm. A solenidade aconteceu no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP), na capital.

Assinada em março deste ano, o acordo foi fundamental para contribuir com a educação digital de alunos e professores da rede. A empresa de semicondutores e equipamentos de telecomunicações doou para unidades escolares kits de robótica, projetores e notebooks.

A primeira fase, realizada no meio do ano, contou com o treinamento dos professores e adequação das salas de aula. Neste segundo semestre, dessa forma, os alunos participaram de aulas voltadas para tecnologia e desenvolveram inúmeros projetos de robótica.

“Vivemos em uma sociedade que se vê transformada pela tecnologia digital. Por isso, é importante entender o seu papel no nosso dia a dia”, comenta Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm.

Segundo ele, uma sociedade pode ser composta por consumidores e por produtores de tecnologia. Neste caso, o intuito da parceria com o Estado é promover a capacitação dos alunos para eles que se tornem não só consumidores, mas também criadores de tecnologia.

A ação, portanto, foi batizada de Robolab e alcançou cerca de 450 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de dez Escolas Estaduais das regionais Sul 1 e Sul 3. Na ocasião, também foram premiados os projetos de robótica mais criativos e inovadores criados pelos alunos.

“É importante contar com bons parceiros que têm a vontade de contribuir com a educação do Estado. Quando tem o envolvimento da sociedade, os resultados são mais rápidos e melhores”, disse Cury durante o evento.