• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/04/2003
Últimas Notícias

Parceria cria Programa de Alfabetização para jovens e adultos

A Secretaria de Estado da Educação firmou parceria com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) para a implantação do Programa […]

A Secretaria de Estado da Educação firmou parceria com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) para a implantação do Programa piloto de Alfabetização de Jovens e Adultos. Nesta sexta-feira, dia 4 de abril, foi apresentado o Programa aos representantes de Instituições de Ensino Superior com o intuito de sensibilizar outros parceiros que serão os executores do programa. Setenta e duas Instituições de ensino superior já aderiram ao projeto. O objetivo é atingir todo o Estado oferecendo a oportunidade de alfabetização para pessoas acima de 15 anos.

O evento contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita; Dr. Gabriel Mário Rodrigues, Presidente do SEMESP; a Coordenadora da CENP, Professora Sônia Maria Silva; o Reitor do Centro Universitário, Antônio Carbonari e representantes de universidades.

As Universidades irão desenvolver o Programa por meio  dos alunos graduandos das Faculdades de Educação e também das demais Faculdades como carga horária de estágio.

Para o Secretário, é motivo de satisfação aproximar as relações da escola pública com o Ensino Superior do Estado de São Paulo. “Quando pensamos numa proposta educativa, não é uma iniciativa do governo. É da sociedade. Temos uma grande disposição para desenvolver juntos projetos educativos”, concluiu.

Além disso, o profº Gabriel Chalita, enfatizou a importância das ações que envolvem parcerias. “No mês que vem vamos lançar o Bolsa Universidade para 25 mil alunos com um investimento de R$ 40 milhões. A Unesp, Unicamp e Usp, as três juntas, oferecem 18 mil vagas. Temos também, Faculdades parceiras para a capacitação dos profissionais da rede próximos às Diretorias de Ensino”. Recentemente foi anunciada a contratação de 2 mil jovens da Febem como monitores em bibliotecas e salas de informática das escolas públicas.

“No ano passado, fizemos uma pesquisa e descobrimos que diversas Faculdades prestam um serviço social à comunidade local. Por isso, vamos trabalhar em conjunto com a Secretaria para resolvermos o problema do analfabetismo”, disse Gabriel Mário Rodrigues do Semesp.

A Coordenadora do programa na Secretaria, profª Huguette Teodoro da Silva Faria, acredita no projeto como forma de integrar diversas áreas. ” Admitir que não se sabe ler e escrever na nossa sociedade é de uma coragem infinita. Por meio da música, teatro, artesanato e outras atividades, poderemos enriquecer nosso projeto. Os maiores beneficiados seremos nós e não os que vão aprender”, complementou a professora.

Ações da Secretaria

A Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Centro Universitário Adventista iniciou no dia 30 de março um “PROJETO PILOTO” com classes no Campus I e com classes na comunidade. Esse projeto piloto foi implementado devido à preocupação da não aceitação de aulas aos fins de semana. O resultado, ao contrário das expectativas, foi satisfatório com relação a esse aspecto.

A Secretaria de Educação já oferece gratuitamente o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em três modalidades: curso presencial, curso de presença flexível por meio das telessalas e CEES – Centro Estadual de Educação Supletiva e cursos à distância.

Índices de Analfabetismo

Segundo Censo realizado pelo IBGE em 2002, os índices de analfabetismo no Estado de São Paulo apontaram que 6,6% das pessoas com mais de 15 anos são analfabetas, o que totaliza 1.8000.000 pessoas.

No Brasil, o índice de analfabetismo é de 13%, o que totaliza 16.294.889 pessoas. São Paulo é o 3º menor índice de analfabetismo do País, junto com o Rio de Janeiro, perdendo para o Distrito Federal e Santa Catarina respectivamente.

Luciane Salles