• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 16/02/2004
Últimas Notícias

Parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Playcenter lança Programa de Capacitação para Professores de 1ª a 4ª série

Com a presença do Secretário de Educação, Gabriel Chalita, é apresentado oficialmente o Programa de Capacitação para Professores de 1ª a 4ª série O Playcenter está ampliando, em parceria com […]

Com a presença do Secretário de Educação, Gabriel Chalita, é apresentado oficialmente o Programa de Capacitação para Professores de 1ª a 4ª série

O Playcenter está ampliando, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, o Programa de Capacitação de Professores da rede estadual de ensino, estendendo as atividades do programa aos profissionais de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Em evento realizado em 16 de fevereiro, às 10h, no parque, com as presenças do Secretário de Educação, Gabriel Chalita, do presidente do Playcenter, Marcelo Gutglas, entre outras autoridades, foi estabelecida oficialmente a parceria. O Programa, que já vinha sendo desenvolvido desde o ano 2000 para professores de 5ª a 8ª série de instituições estaduais e particulares, ganha o aval do mais importante órgão de educação do Estado e um relevante apoio para ampliar a base de profissionais com acesso à iniciativa.

Considerado o parque pioneiro na aplicação do conceito de edutainment (união dos termos educação e entretenimento em inglês) na América Latina, o Playcenter criou, em 1999, o Playciência, cuja proposta é, até hoje, incentivar alunos das redes particular e pública de ensino ao aprendizado de matérias que compõem o currículo escolar, com atrações educativas e culturais. Esse trabalho deu vazão aos cursos de capacitação de professores, agora compreendendo professores de 1ª a 4ª série. Com o apoio oficial da Secretaria da Educação, a expectativa é ampliar o número de escolas estaduais atendidas pelo programa. Desde a implantação do Playciência, já foram capacitados três mil professores.

Em média, mil professores participam anualmente da capacitação. Entre as instituições que já receberam treinamento estão Diretorias de Ensino da própria Secretaria do Estado da Educação, SINPRO (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo), SIEEESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo), Fundação Bradesco e Universidade Adventista de São Paulo. Com a parceria, espera-se atender, em 2004, cerca de um mil e quinhentos professores, aumentando em 50% o número de educadores beneficiados pelo Programa. Todos os participantes receberão certificados.

“A partir de agora o parque será parada obrigatória na extensão curricular dos profissionais de ensino de toda a rede estadual de São Paulo. Os professores serão convocados, através de edital da Secretaria de Educação, a comparecer ao parque para participar do Programa. Trata-se de mais uma iniciativa para permitir o desenvolvimento dos professores e de alunos, através de experimentos de simples confecção”, esclarece o presidente do Playcenter, Marcelo Gutglas. “O professor precisa ser, necessariamente, preparado para esse tipo de explanação, ou seja, precisa passar por um treinamento dentro do parque para, depois, transmitir o conhecimento aos seus alunos. Por isso, firmamos a parceria que, com certeza, renderá bons resultados para alunos, professores e toda a sociedade”, conclui.

 O programa compreende oito horas de aula no parque (ministradas às sextas-feiras), mais quatro horas na diretoria de ensino de cada região (no total a Secretaria subdivide a capital e a Grande São Paulo em 28 regiões, cada uma contemplando, em média, 50 escolas). Serão atendidos, por mês, aproximadamente 125 educadores e 1.174 escolas do Estado de São Paulo.

As aulas, ministradas pelo conceituado professor António de Pádua, professor de Física e Ciências, contemplam apostilas contendo matérias interdisciplinares, com foco nos Parâmetros Curriculares Nacionais e deverão trazer situações do cotidiano. O material didático utilizado, desenvolvido pelo Playcenter, tem a aprovação da CENP, Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas, órgão regulamentador da Secretaria de Estado da Educação.

“O processo de atualização ininterrupta dos professores é fundamental para o aumento da qualidade de ensino nas escolas estaduais. É importante que os educadores adquiram uma visão ampla do processo educacional, analisando e avaliando as novas tendências da educação do século 21, bem como a consciência sobre o papel crucial que desenvolvem na formação de uma geração mais crítica, participativa e cidadã”, reforça o Secretário de Educação, Gabriel Chalita.

Desde a criação do Programa de Capacitação para professores de 5ª a 8ª série, em 2.000, o tema trabalhado tem sido “Racionamento de Energia”. A partir deste ano, as experiências girarão em torno de “Energia e Meio-ambiente”, para crianças de 1ª a 4ª série e, para os alunos de 5ª a 8ª série, o tema será “O Estudo de Grandezas e Conceitos Interdisciplinares nos Brinquedos do Playcenter”, com experiências e demonstrações atualizadas e de fácil compreensão.

O auditório, onde serão ministradas as aulas, tem capacidade para receber 400 pessoas, porém, cada aula do programa de capacitação receberá cerca de 50 educadores, para um melhor aproveitamento dos cursos.

Playciência O objetivo do parque, com a criação do Playciência, em 1999, foi transformar-se em um grande laboratório de ciências, no qual estudantes pudessem vivenciar os conceitos discutidos na sala de aula, além de entender o funcionamento dos brinquedos e as sensações fisiológicas percebidas nas atrações de um parque de diversões. Muito bem aceito pela comunidade escolar, já passaram pelo Playcenter mais de 70 mil alunos. Esse número deverá crescer ainda mais com o apoio oficial da Secretaria da Educação.

As aulas do Playciência são ministradas pelo professor Antônio de Pádua Duarte Teixeira, professor de Física e Ciências, famoso pelas palestras, cursos e pela abordagem dinâmica e simples com que ensina fórmulas e outros conceitos. As aulas têm duração de aproximadamente 50 minutos e acontecem todas as quintas-feiras, no auditório do parque.