• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/04/2004
Últimas Notícias

Parceria oferece música erudita para estudantes

Secretarias de Educação e Cultura assinam convênio para apresentar concertos didáticos aos alunos da rede estadual de ensino em SP  Os secretários de estado da Educação, Gabriel Chalita, e da […]

Secretarias de Educação e Cultura assinam convênio para apresentar concertos didáticos aos alunos da rede estadual de ensino em SP

 Os secretários de estado da Educação, Gabriel Chalita, e da Cultura, Cláudia Costin, assinaram na manhã desta quinta-feira (8) uma parceria que vai proporcionar aos alunos da rede pública paulista uma experiência muito especial. O programa “Formação de Público”, criado pela secretaria da Cultura há três anos, levará estudantes à Sala São Paulo para assistirem aos ensaios gerais abertos e concertos didáticos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica da USP e Orquestra Sinfônica de Santo André.

A parceria leva em conta o objetivo principal do projeto, que é o de fomentar o gosto pela música erudita entre as pessoas. Os alunos, antes de acompanhar os espetáculos musicais, participam de palestras sobre música clássica, em que aprendem o que é uma orquestra, quais as famílias de instrumentos que a compõem, entre outras informações. Para falar aos estudantes, os professores das escolas estaduais passam por um curso de capacitação, que orienta os profissionais como utilizar os princípios pedagógico-musicais nas atividades em sala de aula.

Para Gabriel Chalita, a música é extremamente importante no processo educacional desenvolvido junto à criança e ao jovem. E de acordo com o secretário, não é verdade afirmar que criança não gosta de música clássica. Quando tem acesso a esse tipo de formação, segundo Chalita, ela aprende a ouvir e a admirar os sons produzidos por uma orquestra.

E foi o que aconteceu na manhã desta quinta-feira. Sob os olhares e ouvidos atentos de uma platéia formada por 400 estudantes entre 7 e 10 anos, o maestro Roberto Minczuk comandou a primeira apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, após a assinatura da parceria entre as duas secretarias. No repertório, duas obras importantes: Insônia, do brasileiro Francisco Braga, e Concerto duplo em Lá menor, Op. 102, de Johannes Brahms. Em silêncio absoluto, as crianças, já admiradas com a beleza e o requinte da Sala São Paulo, souberam apreciar cada nota e movimento executados pela orquestra. Uma apresentação que foi coroada, ao final, com um sonoro e entusiasmado ruído de palmas produzido pelo público mirim.

Programa Formação de Público da OSESP

Inscrições até 20 de abril, pessoalmente na CPE/Osesp, levando a Solicitação de Inscrição preenchida e aprovada pela escola/instituição.

Outras informações: (11) 3351-8229; educacional@osesp.art.br; www.osesp.art.br (download da Solicitação e Normas de Inscrição)

Endereço: Coordenadoria de Programas Educacionais da Osesp

Rua Mauá, 51 – 2º andar São Paulo – SP (ao lado da Estação Júlio Prestes).

Atendimento: das 10h às 12h e das 13h30 às 16h.