• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 14/11/2003
Últimas Notícias

Parceria pioneira marca a abertura da Semana da Consciência Negra na Secretaria de Estado da Educação

Aprofundar o conteúdo pedagógico sobre a temática da Cultura Afro-Brasileira é a proposta da Secretaria de Estado da Educação que assinou nesta sexta-feira, 14 de novembro, uma parceria com o […]

Aprofundar o conteúdo pedagógico sobre a temática da Cultura Afro-Brasileira é a proposta da Secretaria de Estado da Educação que assinou nesta sexta-feira, 14 de novembro, uma parceria com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, na abertura da Semana da Consciência Negra promovida pela pasta.

O evento representou o início de uma grande capacitação, por meio da Teleconferência sob o tema “Educando pela Diferença para a Igualdade”, com a participação  das 6 mil escolas da rede pública estadual. O treinamento deverá ser estendido em 2004 a todos os professores das 89 Diretorias de Ensino do Estado. Nesta primeira fase, serão capacitados 160 professores das  zonas leste  e sul da capital, Ribeirão Preto e  Barretos .

A iniciativa reforça a pluralidade cultural que já é trabalhada nas escolas do Estado de São Paulo e obedece a Lei de inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino brasileira, publicada em janeiro deste ano, no Diário da União. A Lei também instituiu no calendário escolar o dia 20 de novembro, como o Dia Nacional da Consciência Negra.

O Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, enfatizou que é necessária a formação do professor para transmitir conhecimentos sobre  diversidade, respeito, convivência, crenças e respeitar a identidade para o desenvolvimento do indivíduo. “Desde o início do ano nós estamos discutindo a inclusão. Falamos de todas as formas de discriminação e a mudança de tudo depende da Educação. O Brasil é rico por causa dessa diversidade. A partir dessa capacitação, todas as escolas poderão elaborar a própria metodologia sobre o tema”,  declarou.

A capacitação, deverá ampliar o conteúdo programático dentro das disciplinas de História, Educação Artística e Literatura, o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

A Formação continuada de professores utilizará a Rede do Saber, que possibilitará a expansão das atividades de formação para todos os educadores da rede.

A presidente do Conselho Estadual da Comunidade Negra, Elisa Lucas Rodrigues, afirmou que a parceria estabelecida com a Secretaria deverá mudar a vida das crianças nas escolas. “Pertencer a Comunidade Negra não será mais motivo de exclusão. Vamos criar uma sociedade onde exista igualdade e eu estou muito feliz por participar desse programa pioneiro que será o marco para mudar a visão da nossa sociedade”, concluiu.

A abertura da Semana da Consciência Negra na Secretaria contou um pouco da Cultura-Afro que é desenvolvida nas escolas da rede pública estadual. A apresentação de um clip mostrou experiências sobre o tema; músicas com o coral de São Carlos composto por senhoras negras; o aluno Diego Gervais, da EE. Milton Cruzeiro,  encantou a platéia recitando um poema de Castro Alves e, para finalizar , muita dança Afro.