• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 20/02/2003
Últimas Notícias

Parcerias ajudam a construir caminhos na educação

O Programa Escola em Parceria com a Secretaria de Estado da Educação gerencia os projetos apresentados pelas diversas instituições, empresas privadas, ONGs, entre outros. O objetivo é fortalecer o projeto […]

O Programa Escola em Parceria com a Secretaria de Estado da Educação gerencia os projetos apresentados pelas diversas instituições, empresas privadas, ONGs, entre outros. O objetivo é fortalecer o projeto pedagógico das Escolas Estaduais, por meio de ações complementares. Os projetos representam custo zero para a Secretaria, o que significa a participação ativa da sociedade civil na gestão da Escola Pública.

As escolas, Diretorias de Ensino, Coordenadorias e demais órgãos da Secretaria podem estabelecer as parcerias. As instituições que querem participar devem seguir os seguintes critérios: levantamento das necessidades de uma dada região ou da escola e das disponibilidades e expectativas do parceiro; elaboração conjunta de uma plano de trabalho que contenha justificativa, objetivos, metodologia, atividades/ações, cronograma, critérios e instrumentos para avaliação.

As parcerias auxiliam na diversificação e complementação do projeto pedagógico aplicado em cada escola. Alguns exemplos de sucesso fazem a diferença no processo educacional das escolas. A parceria com o Ballet Stagium, é destinado a professores da rede estadual para incentivar a consciência corporal, utilizando a dança e outras linguagens artísticas. Outro exemplo interessante é o trabalho realizado pelo Departamento Nacional de Trânsito e UNESCO, que inclui a Educação para o Trânsito, no projeto pedagógico da escola, para ser tratado como tema transversal. Há, ainda, a parceria com Furnas Centrais Elétricas, na capacitação de professores, objetivando o uso racional da energia elétrica, com foco na preservação do meio ambiente. A Associação Brasileira de Música também participa com a sensibilização musical. A Secretaria mantém diversas parcerias com o objetivo de incentivar a multiplicação de conhecimentos entre professores e alunos, na preservação cultural, artística e ambiental nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo.