“A experiência foi maravilhosa e muito além das minhas expectativas”, assim começa a entrevista com o jovem Murilo de Jesus Rocha, 18 anos, aluno da E.E. Dr. Reynaldo Kuntz Busch, de Praia Grande, que participou do programa Parlamento Jovem Brasileiro.
Alunos da rede embarcam para Brasília e viram parlamentares por uma semana
Murilo e mais oito estudantes do Ensino Médio da rede estadual tiveram seus projetos de lei selecionados e foram premiados com uma viagem a Brasília. Durante uma semana, de 23 a 28 de setembro, os jovens vivenciaram o cotidiano de um parlamentar na Câmara dos Deputados.
Para Thamires de Moura Santos, de Sorocaba, a participação no projeto foi um sonho realizado. “Estou dando um passo na escada da vida ao participar do Parlamento Jovem Brasileiro”.
Atleta paraolímpica conversa com alunos e professores da Baixada Santista
Começa segunda chamada para matrícula antecipada em escolas públicas
“A viagem foi sensacional e possibilitou mostrar aos jovens como é a rotina política do nosso País. Tenho certeza que a experiência transformou a visão desses jovens”, comenta Sergio Luiz Damiati, da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, que acompanhou os escolhidos à capital do Brasil.
Criado pela Câmara dos Deputados, o programa é voltado aos jovens com idade entre 16 e 22 anos, que cursem a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os autores dos melhores projetos são contemplados com uma viagem a Brasília e têm a oportunidade de participar de uma sessão especial na Câmara dos Deputados, conduzida pelos próprios estudantes, na qual passarão pela experiência de desempenhar as funções de um parlamentar.