quarta-feira, 11/04/2018
Boas Práticas

Parlamento Jovem Brasileiro recebe inscrições até 28 de maio

Para fazer parte do PJB, o concorrente precisa ter entre 16 e 22 anos completados até 31 de dezembro

Você sabe como é o trabalho de um parlamentar e como funciona o parlamento brasileiro? Se quer aprender as respostas das perguntas acima, saiba que o programa Parlamento Jovem Brasileiro recebe inscrições até o dia 28 de maio. Os interessados encontram mais informações sobre o assunto nesse link.

– Acesse a Ficha de Inscrição pela página do PJB, no Portal da Câmara dos Deputados, e preencha todas as informações com atenção e de forma completa.

O programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma oportunidade para que jovens do Ensino Médio possam experimentar a jornada de trabalho dos deputados federais, com a diplo­mação, posse e exercício do mandato como Deputados Jovens, durante cinco dias, na Câmara dos Deputados em Brasília. Outro grande objetivo do PJB é fomentar nas escolas a discussão de temas como política, cida­dania e participação popular.

Sergio Luiz Damiati, coordenador do PJB em São Paulo, explica que o programa é fruto de uma parceria entre a Câmara dos Deputados e a Educação. “Os alunos enviam um projeto de lei que passa por uma seleção. Então, os alunos vão à Brasília e têm uma semana de simulação sobre como seria a vida e o trabalho de um deputado na capital federal”, esclarece Sergio Damiati.

“Eu busquei fazer um projeto que visasse a integração dos cadeirantes na sociedade. Então, meu projeto prevê que os produtos dos supermercados devam ser organizados de forma que os cadeirantes consigam ter acesso”, diz Karina de Oliveira Cândido, aluna da E.E. José Pinto do Amaral e participante da última edição do programa.

“O Brasil é um país maravilhoso e com muita diversidade. E eu pude conviver, fazer amizade e entender os pontos de vista dos demais alunos”, fala Lídia de Souza Carvalho, que também participou do PJB e é aluna da E.E. Antonio Terezio Mendes Peixoto. “Eu vejo que o jovem tem cada vez mais espaço dentro da política”, acredita Nayara Feliciani Dias, ex-participante do PJB e aluna da E.E. Dona Noêmia Dias Perotti.

Critérios para participar do programa

Para fazer parte do Parlamento Jovem Brasileiro, o concorrente precisa ter entre 16 e 22 anos (completados até 31/12/2018) – isso significa que só podem participar do PJB 2018 estudantes nascidos entre 1996 e 2002.

É necessário que os alunos da rede pública estadual estejam matriculados e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio. Estudantes que cursam o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio também estão aptos a participar.

Depois, basta elaborar um Projeto de Lei de sua própria autoria. No site da Câmara há materiais que auxiliam professores e alunos para elaboração de PL’s. Elaborado, é só encaminhar o projeto, a ficha de inscrição, uma cópia do RG, o comprovante de matrícula e a autorização do responsável legal para viagem do aluno ao Distrito Federal. Todas as informações estão no Regulamento do Parlamento Jovem Brasileiro.

Atenção! É de extrema importância que o candidato nunca tenha participado como deputado jovem em nenhuma outra edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Os Documentos devem ser encaminhados até o dia 28/05 exclusivamente para o e:mail: saopaulo.pjb2018@gmail.com.

Sobre o PJB

Realizado anualmente, o Programa Parlamento Jovem Brasileiro tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, com a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os alunos tomarão posse como jovens deputados, durante uma semana, em Brasília.

Os custos com a viagem, hospedagem e alimentação serão subsidiados pela Câmara dos Deputados. Os interessados também podem entrar em contato com os coordenadores do Parlamento Jovem Brasileiro na Secretaria da Educação, Sergio Luiz Damiati e Emerson Costa, que estão prontos para tirar as suas dúvidas.